NOVO GOVERNO DO RS

Eduardo Leite anuncia futura Secretária da Fazenda do Estado

Segundo Leite, ela é a primeira mulher a ocupar a pasta e assume a partir de 2023

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSDB, anunciou em coletiva na manhã desta quarta-feira (21), o nome de Pricilla Maria Santana para a Secretaria da Fazenda. Segundo Leite, ela é a primeira mulher a ocupar a pasta e assume a partir de 2023.

Até então, Santana ocupava o cargo de subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais da STN (Secretaria do Tesouro Nacional), junto ao Ministério da Economia. Segundo Leite, neste posto, ela participou dos debates sobre o RRF (Regime de Recuperação Fiscal), ao qual o Estado aderiu.

Nas redes sociais, o novo governador disse que a secretária “vai nos ajudar a acelerar o ajuste fiscal e proporcionar recursos para as políticas públicas”, afirmou.

Por sua vez, Santana defendeu a adesão ao RRF. Ela disse que o objetivo é “fazer a administração e certamente a saída do Regime de Recuperação Fiscal”, garantiu na coletiva.

Em seu currículo, além da passagem pelo atual governo federal, constam graduações em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (1994), em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (2001), e em História pela Universidade de Brasília (2008). Há ainda Mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília (2016) e especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretária-Adjunta da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

Com a nomeação de Santana, o atual secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, assume uma das diretorias do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) a partir do ano que vem. Agora, são seis nomes anunciados para o primeiro escalão do novo governo. Destes, três são mulheres. Até então havia:

  • Artur Lemos Júnior – Casa Civil
  • Eduardo Cunha da Costa – PGE
  • Luciano Boeira – Casa Militar
  • Raquel Teixeira – Educação
  • Tânia Moreira – Comunicação