VERÃO NO RS

Ecosul começa Operação Verão na Região Sul do RS

Ações começam nesta sexta-feira (23)

A Operação Verão Ecosul começa nesta sexta-feira (23). A concessionária prepara ações para dar suporte aos usuários do Polo Rodoviário Pelotas, na Região Sul do Estado. Serão disponibilizados diariamente cerca de 125 profissionais e 25 viaturas para atendimento às demandas.

A previsão, segundo o Setor de Operações da concessionária, é que até o dia 26 de fevereiro de 2023 cerca de 2,3 milhões de veículos circulem pela região. De acordo com as análises de anos anteriores o trecho mais movimentado deverá ser na BR-392, entre Pelotas e Rio Grande.

Segundo o gerente de atendimento ao usuário da Ecosul, Felipe Martimiano, o percurso se destaca nesta época porque leva os viajantes à Praia do Cassino e também aos balneários do Hermenegildo e Barra do Chuí, além do litoral uruguaio. “Nossa atuação é ampla e todos os nossos serviços de atendimento são focados em prestar o melhor serviço ao usuário, lembrando sempre que é fundamental a revisão do veículo antes de viajar e total atenção ao trânsito”, destaca.

Serviços

A concessionária disponibiliza uma série de serviços aos motoristas. O serviço de atendimento médico terá à disposição seis ambulâncias para atendimentos médicos, além dos recursos para atendimentos mecânicos das equipes operacionais. São 17 câmeras de vídeo monitoramento que observam os principais trechos 24 horas por dia.

Além disso, durante os deslocamentos os viajantes contam com a estrutura dos cinco postos de SAUs (Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs) em horário de funcionamento 24h. O espaço conta com estacionamento próprio, banheiros, fraldário, informações turísticas e espaço para descansar e seguir viagem com tranquilidade.

Para atender as necessidades dos usuários a concessionária dispõe do CCO (Centro de Controle Operacional) com telefone para emergências durante 24 horas pelo 0800-724 1066. Ainda pelo Twitter @ecosul os motoristas podem acessar as condições de tráfego das rodovias, assim como no site www.ecosul.com.br.

Segurança

A Ecosul relata que faz campanhas de conscientização constantes no Polo Pelotas e que estas refletem na redução nos números de acidentes e óbitos. Em 2022 a concessionária registrou 357 acidentes nas estradas concedidas, um percentual de menos 16,98% em relação ao ano anterior, onde foram 430 acidentes nos 457,3 quilômetros de estradas da Ecosul. “Esses dados também refletem no número de vítimas fatais, já que essa redução foi ainda maior, com diminuição de 17,65% em relação a 2021”, destaca Martimiano.

Expectativa de fluxo de veículos no período da Operação Verão

  • Operação Natal – de 23 a 25/12: 102 mil veículos
  • Operação Ano Novo – de 30/12 a 01/01: 106 mil veículos
  • Operação Navegantes – de 01 a 05/02: 171 mil veículos
  • Operação Carnaval – de 17 a 22/02: 227 mil veículos

Dicas para viajar com os pequenos com mais segurança

  • Lugar de criança é na cadeirinha, no banco de trás
  • Use sempre o cinto de segurança e os dispositivos de segurança para crianças
  • Bebê conforto: do nascimento até 13Kg ou 1 ano
  • Cadeirinha: de 1 a 4 anos ou 13 a 18 Kg
  • Assento de elevação: 4 a 7 anos e meio
  • Acima de 7 anos e meio, pode-se utilizar somente o cinto de segurança desde que este passe sobre o tórax e não sobre o pescoço

Dicas para uma viagem segura

  • Acostamento, só em caso de emergência. Além de ser proibido por lei, trafegar por ele coloca em risco a própria vida e de muitos pedestres
  • Realize revisão nos itens básicos de seu veículo tais como: pneus (verifique o estepe), água, óleo, combustível e iluminação (revisão geral nas lâmpadas)
  • Celular ao volante, perigo constante
  • Dirigir e falar ao celular aumenta em até 23 vezes o risco de acidentes. No caso de mensagens de texto, o risco pode aumentar ainda mais.

Calendário de ações aos usuários

11 de janeiro:
Dicas de segurança no km 125 da BR-392/RS na Base Canguçu.

14 de janeiro:
Verificação de pressão e glicose no km 428 da BR-116/RS na Base Turuçu.

17 de janeiro:
Dicas de segurança no km 33 da BR-392/RS na Base Rio Grande.

21 de janeiro:
Verificação de pressão e glicose no km 430 da BR-116/RS na Base Cristal.

28 de janeiro:
Verificação de pressão e glicose no km 430 da BR-116/RS na Base Arroio Grande.