Notícia

Canoas: UPA é interditada após queda de caixa d'água durante temporal

Conforme a Prefeitura de Canoas, a estrutura de metal da caixa d'água caiu por causa dos fortes ventos que atingiram a cidade.

Homem com colete laranja da Defesa Civil está perto de uma faixa de isolamento. Ao fundo, UPA atingida por caixa d'água derrubada pelo vento.
Foto: Ismael Moreira/SMS, Prefeitura de Canoas

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Rio Branco, em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, está interditada. Parte de uma caixa d’água atingiu a estrutura do prédio na tarde desta segunda-feira (12).

Conforme a Prefeitura de Canoas, a estrutura de metal da caixa d’água caiu por causa dos fortes ventos que atingiram a cidade. A estrutura atingiu parte da cobertura do acesso principal da UPA Hugo Simões Lagranha e, por pouco, não atingiu o reservatório de oxigênio da unidade.

Por causa do risco, a unidade foi provisoriamente interditada. Equipes do município já foram deslocadas para a retirada da estrutura. O secretário de Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow, informa que a SAMU já foi informada do ocorrido, redirecionando os casos urgentes e evitando que novos pacientes sejam enviados até o local.

A empresa Air Liquid, responsável pelo tanque de oxigênio, também já está avisada para prestar os devidos auxílios. Após a ação do Corpo de Bombeiros, que já está na UPA, iremos avaliar junto com a Defesa Civil as condições estruturais da unidade para iniciarmos a devida manutenção. Nosso objetivo é garantir a reabertura segura da UPA Rio Branco o mais rápido possível”, destaca Ismailow.

Vento forte

Segundos dados da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica, as rajadas de vento atingiram 64 km/h na Base Aérea de Canoas. Para efeito de comparação, o temporal de 15 de agosto de 2022, teve ventos superiores aos 100 km/h na região metropolitana de Porto Alegre.

Atendimento redirecionado

A população que precisa de atendimento pode procurar UPAs Boqueirão e Caçapava e no HU (Hospital Universitário) até que a situação seja normalizada. Confira abaixo os endereços das unidades:

UPA Boqueirão
Avenida Boqueirão, 2900 – bairro Estância Velha

UPA Caçapava
Rua Caçapava, 201 – bairro Mathias Velho

Hospital Universitário
Avenida Farroupilha, 8001 – bairro São José