Prognóstico

Boletim meteorológico aponta pouca chuva e calor no RS

Rio Grande do Sul deve registrar pouca chuva e temperaturas acima dos 30°C na próxima semana. Confira detalhes no boletim meteorológico.

A última semana de Primavera no Rio Grande do Sul deve ter cara de Verão, com poucas precipitações e muito calor. As temperaturas nos próximos sete dias serão elevadas com máximas entre os 30°C e os 38°C em algumas cidades do RS.

Nos últimos sete dias, ocorreram chuvas expressivas em várias regiões do Rio Grande do Sul após a onda de calor. Na próxima semana, no entanto, as precipitações serão muito isoladas, conforme o boletim meteorológico presente no Informativo Conjuntural da Emater-RS.

No sábado (17), o ingresso de uma massa de ar seco manterá o tempo firme na maioria das regiões gaúchas. Apenas no Leste, região metropolitana, Serra e Litoral Norte, ocorrerá maior variação de nuvens. O boletim aponta a possibilidade de chuviscos e garoas isoladas nestas regiões. Nas outras, não chove.

No domingo (18), a propagação de uma área de baixa pressão provocará pancadas de chuva e trovoadas, com risco de temporais isolados na Metade Norte do Estado. Apesar disso, os volumes de precipitação continuarão baixos.

Entre a segunda (19) e a quarta-feira (21), a presença de uma nova massa de ar quente favorecerá o aumento da temperatura em todo o Estado. A combinação entre o calor e um aumento da taxa de umidade na atmosfera deverá provocar pancadas de chuva, típicas de verão, em algumas regiões do Estado.

Os totais de precipitação esperados deverão ser inferiores a 10 mm na imensa maioria das áreas do Rio Grande do Sul. Somente nos setores Norte e Noroeste, os volumes deverão oscilar entre 10 e 20 mm e poderão superar 30 mm em algumas localidades do Alto Uruguai.