JOGOS ONLINE

O universo do poker na internet

Foto: Unsplash

Foi-se o tempo em que o poker estava restrito aos salões dos cassinos. A transformação digital, responsável por levar bancos, escolas e o trabalho para a rede mundial de computadores também trouxe ao mundo digital o famoso jogo de cartas.

É nesse ambiente que a modalidade ganhou nova vida e está construindo o seu universo próprio. Por mais que seja segmentado, o mercado dos jogos eletrônicos é um dos mais competitivos do planeta.

A fatia dos games no mundo do entretenimento é considerável. Os videogames são responsáveis por mais da metade do faturamento e superam as indústrias do cinema e da música quando somados os benefícios gerados.

No Brasil, os games são uma indústria em contínuo crescimento, com cada vez mais criações nacionais no mercado internacional.

A seguir, vamos conhecer onde o poker online está nesse imenso setor, a comunidade que existe ao redor do jogo, além da tecnologia por trás das mesas digitais.

eSport ou esporte mental?

A resposta para essa pergunta é: os dois. O poker online está inserido num mundo digital extremamente competitivo.

Dentro das características que o jogo ganhou no ambiente online, é possível dizer que está no caminho para se tornar um eSport a toda regra, pois, a modalidade conta com campeonatos transmitidos ao vivo pela Twitch, jogadores consagrados e um público fiel.

Por exemplo, em maio de 2020, mais de 60.000 espectadores acompanharam o jogador Lex Veldhuis num campeonato de poker online.

No mundo real, o poker foi classificado de esporte mental, título esse concedido pela IMSA (International Mind Sports Association). Com isso, a modalidade afastou o peso da sorte no resultado das partidas. Esse passo foi decisivo para a melhoria de sua reputação.

Comunidade ativa

Estima-se que existam mais de 100 milhões de jogadores de poker online no mundo. O Brasil abriga 10% desse público, ou seja, são 10 milhões de pessoas se aventurando nas mesas digitais.

Além das horas de jogo, esse público também quer consumir conteúdos relacionados com a modalidade. É nesse momento que os influencers e streamers entram em cena.

Recentemente, um jogador de poker quebrou o recorde de horas transmitidas na Twitch, foram 1.000 horas de poker em 75 dias. Uma conta rápida revela que Cory, nome do detentor do recorde, teve que transmitir 13,3 horas diárias para alcançar a meta.

Além dele, outros streamers ganharam fama com a modalidade, seja jogando campeonatos online, ensinando estratégias ou dando dicas. Diversos jogadores profissionais apostam nas transmissões ao vivo para cativar o público e mostrar suas habilidades.

Muitas empresas especializadas no poker online também contam com embaixadores, ação essa que chega até a estrelas do futebol que são assíduos praticantes do jogo.

Segundo dados da Twitch, os canais que transmitem poker tiveram resultados positivos no último mês de outubro. Foram em média 7,5 mil espectadores, um aumento de 14%, 4.375 canais transmitindo e mais de 67 mil horas de transmissão. Em geral, todos os números apontam para um crescimento no segmento.

Foto: Unsplash

 

A tecnologia por trás da diversão

Ainda que de cara ao usuário o poker online pareça simples, por trás das cortinas se escondem potentes ferramentas tecnológicas dedicadas a assegurar a lisura do jogo e a segurança dos usuários.

O primeiro e mais importante é que o jogo seja justo para ambas as partes. Para isso é fundamental que o fator aleatório esteja garantido. É nessa hora que entra a tecnologia de Random Number Generators (RNGs), em português gerador de números aleatórios.

Esse software é programado para gerar uma sequência completamente aleatória de números, sem nenhuma relação entre eles. Com isso, a integridade do jogo está garantida, afinal, ninguém consegue prever o próximo número, ou no caso, a próxima carta que virá.

Outro ponto fundamental é a experiência do usuário. Os desenvolvedores trabalham duro para que o jogo digital tenha a mesma dinâmica das partidas reais. Afinal, jogos de poker existem muitos, porém, são poucos aqueles que conseguem simular uma partida de verdade. Esse é o constante desafio das plataformas especializadas na modalidade.

É nesse microcosmos que o poker online existe. A migração para o ambiente digital foi positiva para esse tradicional título de carta, que manteve sua essência para conquistar um novo público, esse mais exigente, afinal, tudo na Internet é mais rápido, mais fácil e instantâneo.