Feriado literário

Último dia da Feira do Livro de Porto Alegre tem atrações para todas as idades

Programação para o feriado de Proclamação da República inclui evento com o patrono da feira, Carlos Nejar, ao lado de Lúcia Bettencourt

A Feira do Livro de Porto Alegre termina nesta terça-feira (15), mas com um cardápio recheado de atrações para todas as idades. Entre elas, contação de histórias e circo para os pequenos, sarau, além de mesas de discussão de literatura, além das tradicionais barracas repletas de livros com os seus saldões de encerramento e preços atrativos.

Será também uma oportunidade para estar perto do patrono desta edição da feira, o escritor Carlos Nejar. Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Nejar participa da mesa Por que ler Marcel Proust? ao lado da também escritora Lúcia Bettencourt. A mediação da conversa, que ocorre às 15h na sala O Retrato, do Espaço Força e Luz, será de Gilberto Schwartsmann.

Ainda na programação adulta, a aventura de Jesse Koz e seu cachorro, Shurastey, a bordo de um fusca pelo sul da América do Sul, será lembrada com o lançamento do livro inédito que Jesse deixou escrito antes de morrer em um acidente de trânsito. A conversa com Zizo Asnis, que colaborou na produção da obra, será no Auditório Barbosa Lessa, às 17h30.

Um dos focos será o mundo mágico da literatura infantil. O grupo Trupi di Trapu faz uso de contação de histórias e visualidades, narrando a jornada de um menino para auxiliar sua comunidade a resgatar as cores e sons das histórias africanas. Será no Teatro Carlos Urbim, às 16h30. E durante todo o dia, o Circo do Mafagafos recebe a Trupe Fantabulástica para contações de histórias.

Foto: Diego Lopes / Feira do Livro de Porto Alegre