PREVENÇÃO

Treinamento simula evacuação de escolas em caso de incêndio em Canoas

O departamento pedagógico da Defesa Civil de Canoas está treinando todas as escolas do município.

O departamento pedagógico da Defesa Civil de Canoas está treinando todas as escolas do município, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a lidarem com evacuação segura e planejada em situação de incêndio.

Conforme a Prefeitura de Canoas, o projeto Preservando a Vida com Ações Preventivas irá contemplar as 83 escolas da Rede. As unidades da Educação Infantil já realizaram o treinamento.

Na manhã desta terça-feira (1), a EMEF Barão do Mauá, no bairro Fátima, simulou a evacuação de incêndio em suas dependências. A atividade teve supervisão de Denise Borges da Silva, pedagoga da Defesa Civil.

“Desde o mês de março, realizamos esse treinamento que precisa do comprometimento de todos, na escola. Direção e professores assumem papeis de liderança no processo e as crianças reagem muito bem e compreendem a importância de cooperar com a ação”, destacou.

Treinamento

O treinamento tem início, segundo Denise, com a ação de quatro profissionais. Com a detecção do fogo, um cozinheiro parte para desligar o gás geral da cozinha, outro profissional foca em desligar a eletricidade da escola, enquanto um terceiro liga para os bombeiros e o quarto profissional se dedica em abrir o portão e avisar a direção e outros colegas.

“A partir dessas quatro ações, a direção usa de apitos para alertar a evacuação da escola, a rota de fuga já é determinada e tende a levar a todos para fora da escola em um ponto de encontro seguro. Nesse movimento, professores são treinados a fazer uma ronda, procurando algum aluno desgarrado”, explicou Denise.

escolas treinamento
Foto: Divulgação/Prefeitura de Canoas