VALE DO SINOS

Prefeitura São Leopoldo confirma caso importado de paciente com malária

Segundo a Prefeitura de São Leopoldo, o paciente permanece com quadro estável de saúde.

A Prefeitura de São Leopoldo, no Vale do Sinos, comunicou que a Secretaria Municipal da Saúde do município confirmou nesta quarta-feira (30) o caso importado de malária em um paciente.

Segundo a prefeitura, ele é morador do bairro Santos Dumont que vivia em Roraima. Ele foi identificado na terça-feira (29) como caso suspeito pelo Centro de Vigilância em Saúde.

Os exames, realizados pelo Lacen-RS, deram resultado positivo. Conforme a prefeitura, o paciente está estável, em casa e já foi iniciado o tratamento com a medicação indicada.

“A equipe de enfermagem da Vigilância Epidemiológica realizou visita domiciliar para demais orientações sobre o acompanhamento, como realização de novos exames para controle e consultas de avaliação e a equipe da Vigilância Ambiental está cumprindo os protocolos determinados”, disse a prefeitura.

Como o paciente estava residindo no Estado de Roraima, região endêmica até o mês passado, o caso é considerado importado de outra região do país. Ou seja, não há nenhuma indicação de transmissão local.