Vento forte

RS tem alertas para chuvas intensas e ventos fortes nesta segunda-feira

Novos alertas para o risco de fenômenos meteorológicos no Rio Grande do Sul foram emtidos nesta segunda-feira (28)

Novos alertas para o risco de fenômenos meteorológicos no Rio Grande do Sul foram emtidos nesta segunda-feira (28) pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). As advertências são preventivas, sendo baseadas nas análises do Instituto.

Conforme a previsão, o avanço de umidade vinda do mar influencia o tempo em uma parte do Rio Grande do Sul. Nuvens de chuva se formam por conta da umidade do oceano em direção à costa. Um alerta de chuvas intensas foi emitido por causa da possibilidade de pancadas fortes de chuva no Litoral Norte, nas cidades de divisa com Santa Catarina. A previsão indica que, no decorrer dia, chuvas fracas também devem ocorrer na Serra gaúcha.

Também há possibilidade de ventos costeiros, entre Quintão e Torres. A Marinha do Brasil estima que os ventos podem chegar até os 74 km/h na costa. A navegação em alto mar pode ser perigosa e a Marinha do Brasil deve ser contatada para orientações.

Além desses avisos, foi emitida uma advertência válida para toda a região metropolitana de Porto Alegre, região Carbonífera e parte da região Central e do Litoral Norte do RS. Também estão sob a advertência as regiões do Vale do Rio Pardo, parte do Vale do Taquari, Vale do Sinos e Vale do Paranhana. O motivo são as rajadas de vento que atingem a região desde o sábado.

A ventania pode ter rajadas variando entre 40 e 60 km/h. O INMET reforça que há possibilidade de problemas causados pelo vento, como danos em árvores, postes e outdoors, por exemplo. A população deve ficar atenta e evitar locais que ofereçam risco.