ERS-486

Rota do Sol terá novos bloqueios, em Itati

A ação faz parte da segunda etapa dos estudos que monitoram o atropelamento de animais silvestres na Rota do Sol.

Foto: Arquivo Biolaw / Divulgação

O Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) comunicou que o trânsito na Rota do Sol (ERS-486), em Itati, terá novos bloqueios totais a partir desta quinta-feira (17).

Segundo o Daer, as interrupções irão ocorrer até a próxima quarta-feira (23) durante alguns minutos entre 6h30 e 8h e 17h e 19h.

A ação faz parte da segunda etapa dos estudos que monitoram o atropelamento de animais silvestres na Rota do Sol e ocorre no trecho onde estão instaladas as travessias subterrâneas e aéreas para anfíbios.

Conforme o Daer, até março de 2023, devem ser realizados bloqueios mensais. “As datas e horários das próximas ações serão divulgados posteriormente”, disse.

Monitoramento 

O monitoramento é uma exigência do Ministério Público e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a operação da rodovia, que atravessa a Reserva Biológica Mata Paludosa.

Nela, vivem diversas espécies em risco de extinção, tais como a perereca-castanhola, perereca-risadinha  e perereca-macaca.