Manobra de Heimlich

Recém-nascida é salva por policiais militares em Cachoeirinha

Policial efetuou manobra de Heimlich para salvar criança, que havia se engasgado.

Policiais militares e mãe da bebê posam para foto após salvamento em Cachoeirinha. Foto: Brigada Militar / Divulgação

Uma recém-nascida foi salva pela rápida atuação de brigadianos do 26º BPM (Batalhão de Policia Militar), de Cachoeirinha, na região metropolitana. O salvamento da criança, que estava engasgada, ocorreu na noite de sexta-feira (4).

Conforme a Brigada Militar, a corporação recebeu, via telefone 190, a ligação de um pai relatando que sua filha de um mês de idade estava engasgada com leite. Rapidamente, o efetivo que trabalha junto ao telefone de emergência repassou os procedimentos a serem tomados e enviou a viatura mais próxima para o endereço informado.

Em poucos minutos, os policiais conseguiram chegar ao local. O pai da bebê entregou sua filha desacordada ao soldado Fagundes, que assumiu as manobras de salvamento.

O militar realizou o procedimento conhecido como manobra de Heimlich, que consiste em apoiar o bebê sobre o braço, com a cabeça mais abaixo do que o restante do corpo, e dar tapas com a mão no meio das costas da criança, entre os ombros.

Em poucos instantes, a recém-nascida recuperou os sinais vitais e seguiu para o hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha. A bebê recebeu atendimento médico, já está bem e foi liberada ainda na noite de sexta-feira (4).