No Egito

Presidente eleito Lula embarca para participar da COP27

O petista foi convidado para o evento pelo próprio mandatário egípcio, Abdel Fattah al-Sisi. O presidente Jair Bolsonaro segue recluso desde sua derrota nas eleições de outubro.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta segunda-feira (14) para Sharm el-Sheikh, no Egito, onde participará da cúpula climática da ONU, a COP27.

O petista foi convidado para o evento pelo próprio mandatário egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, enquanto o presidente Jair Bolsonaro segue recluso desde sua derrota nas eleições de outubro.

A expectativa é de que Lula use a COP27 para reconstruir as pontes queimadas por Bolsonaro na agenda ambiental e se comprometer com o fim do desmatamento ilegal na Amazônia.

O presidente eleito também deve aproveitar o palco da cúpula de Sharm el-Sheikh para anunciar a criação de uma Autoridade Nacional do Clima, que pode ser chefiada pela ex-ministra Marina Silva, e o nome de seu futuro ministro do Meio Ambiente.

“O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta”, escreveu o petista no Twitter.

Entre quarta (16) e quinta-feira (17), Lula participará de um debate sobre a Amazônia, discursará no plenário da COP27 e se reunirá com representantes da sociedade civil e de povos indígenas.