VIOLÊNCIA

Prefeito de Lajeado do Bugre é assassinado dentro da prefeitura

O prefeito de Lajeado do Bugre, Roberto Maciel Santos (PP), tinha 45 anos.

Foto: Polícia Civil / Divulgação

O prefeito de Lajeado do Bugre, Roberto Maciel Santos (PP), 45 anos, foi assassinado dentro da prefeitura municipal. O crime ocorreu por volta do meio-dia desta quinta-feira (24). Ainda não se sabe a motivação do crime.

Beto, como era conhecido, estava a frente do seu segundo mandato à frente de Lajeado do Bugre. Ele foi eleito em 2016, assumindo em 2017. Nas eleições de 2020, foi reeleito para um novo mandato com 51,22% dos votos válidos, que se encerraria em 2024.

Conforme a delegada regional Aline Dequi Palma, a princípio, um homem invadiu o prédio do Executivo municipal e efetuou diversos disparos dentro do gabinete do prefeito. Além do prefeito, um motorista da Secretaria Municipal de Saúde ficou ferido no ataque.

Santos não resistiu aos ferimentos e morreu no local. De acordo com a Brigada Militar, ele foi atingido por disparos de pistola 9 milímetros. Cápsulas foram encotnradas pela BM dentro do prédio da prefeitura.

O motorista, que não teve a identidade divulgada, ficou gravemente ferido. Ele foi transferido para o Hospital Regional de Palmeira das Missões, onde está internado em estado de saúde estável.

O autor do homicídio conseguiu fugir. Guarnições da BM e da Polícia Civil fazem buscas ao indivíduo.

O prédio da prefeitura foi isolado para a realização de perícia por parte do IGP (Instituto-Geral de Perícias).

Famurs e Confederação de Municípios lamentam morte

A Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e a CNM (Confederação Nacional de Municípios) lamentaram a morte de Roberto Maciel Santos. Leia as notas de pesar na íntegra.

Famurs

A diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, em nome de todos os prefeitos e prefeitas do estado, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Lajeado do Bugre, Roberto Maciel Santos, brutalmente assassinado na manhã desta quita-feira (24/11). 

Segundo as informações preliminares, Roberto foi surpreendido por um atirador encapuzado que invadiu o gabinete na prefeitura atirando em sua direção. Devido à gravidade, ele não resistiu e faleceu no local. Um servidor, que estaria também no gabinete, foi atingido e encaminhado ao Hospital de Caridade de Palmeira das Missões e seu estado de saúde é estável. Ainda não se tem informações sobre a motivação do crime.

A Famurs condena qualquer tipo de violência e se solidariza com os familiares e amigos do prefeito Roberto. 

Confederação Nacional de Municípios

Morreu na manhã desta quinta-feira, 24 de maio, o prefeito de Lajeado do Bugre (RS), Roberto Maciel Santos. O líder municipalista, de 45 anos, foi assassinado enquanto trabalhava na prefeitura.

Em telegrama ao Município e aos familiares, o prefeito da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, externou o pesar e sentimento da equipe diante da perda brutal do líder municipalista. “Recebo com muita tristeza essa notícia. Espero que, na fé, encontrem consolo e resignação neste momento de tristeza e pesar”, disse.