FIQUE ATENTO

Prazo para atualizar dados do CadÚnico termina nesta sexta-feira

A atualização do CadÚnico é obrigatória para a continuidade do recebimento de benefícios pagos via programas sociais.

Termina nesta sexta-feira o prazo para que as famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) atualizem seus dados. O prazo foi prorrogado devido às grandes filas que têm sido formadas em CRAS (Centros de Referência em Assistência Social).

A revisão dos dados está sendo realizada apenas para as famílias com registro atualizado, pela última vez, em 2016 ou 2017 ou que foram convocadas para atualizar as informações junto aos municípios.

O processo de revisão cadastral foi escalonado devido dos impactos causados pela pandemia de covid-19. Com isso, as famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos, segundo o Ministério da Cidadania.

“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social  ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município”, informou o ministério em nota.

Segundo a pasta, a atualização cadastral é “fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias”.

A atualização do cadastro é obrigatória para a continuidade do recebimento de benefícios pagos via programas sociais como o Auxílio Brasil, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), a Tarifa Social de Energia Elétrica e a ID Jovem.