Notícia

Porto Alegre será a única sede nacional do Act in Space

O evento acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro na PUCRS, em Porto Alegre.

Imagine que estamos no ano de 2032 e o mundo mudou radicalmente: novas tecnologias e necessidades, e a base terrestre na lua precisa de múltiplos novos tecnoprodutos e serviços para apoiar a missão e as operações de assentamento da base lunar.

Para resolver este e outros desafios em até 24 horas, o evento Act in Space promove uma hackaton internacional que acontece simultaneamente em 35 países e mais de 60 cidades.

Porto Alegre é a única sede nacional. O evento de empreendedorismo acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro na PUCRS, no Living 360º (prédio 15 do Campus).

As equipes participantes, formadas por até cinco pessoas, têm de encontrar respostas para as necessidades do futuro, inventando novos usos e serviços derivados da tecnologia espacial, para resolver problemas sociais e enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

A equipe vencedora terá a oportunidade de apresentar seu projeto no evento final em Cannes, na França. O evento é gratuito e aberto a todos as a partir de 18 anos.

Os únicos pré-requisitos são muito amor pelas tecnologias espaciais e inglês avançado, já que todos os desafios e a apresentação em Cannes serão nesse idioma. É possível se inscrever com ou sem um grupo pré-definido. As inscrições são pelo site.

Desafios

Durante a inscrição é escolhido o desafio que vai nortear a equipe. Eles estão divididos em quatro blocos principais: seja um jogador newspace #Space4.0; negócios da vida cotidiana; voe até a lua e além; e o espaço para a Terra e para a Humanidade.

Em cada um deles existem desafios que vão desde a criação de um satélite reciclável, inteligência artificial para precisão, reduzir em 50% o impacto da aviação no clima, criação de painéis solares, e mais.

Os grupos terão acesso à mentoria ao longo da competição, a fim de solucionar as dúvidas que surgirem durante o desenvolvimento dos projetos.

Ao final, cada time terá oito minutos para apresentar o seu projeto para uma banca, que devem seguir os critérios de avaliação apresentados na data do evento.

Premiação

A equipe vencedora da etapa nacional terá a oportunidade de apresentar seu projeto no evento final em Cannes, na França, entre os dias 13 e 14 de fevereiro de 2023, concorrendo com pessoas de todo o mundo por prêmios que vão desde uma experiência antigravidade até a mentoria de agências espaciais.

Além disso, o melhor projeto terá participação garantida no Programa de Modelagem de Negócios do Tecnopuc, o Startup Garage 2023, e na Agência Experimental de Software (Ages) também em 2023.

Foto: Bruno Todeschini/Divulgação