PODCAST

Ouça no Meio-Dia: as duas operações da Polícia Civil gaúcha e mais notícias da manhã

Confira as notícias da manhã desta quarta-feira, 30 de novembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A manhã de quarta-feira teve duas operações da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Uma delas visava desarticular um esquema organizado de telentrega de entorpecentes em Porto Alegre e Região Metropolitana. A operação foi chamada Erga Omnes. Além da venda de drogas, ela apura também crime de lavagem de dinheiro através da criação de empresas de fachada. Foram cumpridas, ao todo, 350 ordens judiciais. Entre elas, foram 43 de prisão, 54 de busca e apreensão, além de bloqueios de contas, sequestro de bens e quebras de sigilo. No Rio Grande do Sul, os mandados foram cumpridos em Porto Alegre, Taquara, Xangri-lá, Tapes, Osório, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Eldorado do Sul e Capão da Canoa. Participaram da operação 300 policiais civis do Denarc, em 100 viaturas, com apoio da CORE. A investigação prossegue para identificar e responsabilizar criminalmente os demais integrantes do grupo criminoso.

Na outra operação, que teve apoio da Polícia Civil de São Paulo, o objetivo era enfrentar o chamado “golpe do falso 0800 de instituição bancária”. O golpe é uma fraude eletrônica que visa obter as senhas e dados pessoais do usuário através de ligações feitas ao titular de uma conta bancária. A operação foi chamada “Linha Cruzada”. Ao todo, 150 policiais civis do Rio Grande do Sul e de São Paulo cumpriram 36 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão em São Paulo. A ação acontece após um ano de investigações. Segundo a Polícia Civil, foi uma investigação complexa que expôs um esquema em vários estados do país.

Pessoas em situação de rua foram agredidas por dois homens na madrugada desta quarta-feira, em Porto Alegre. O fato ocorreu na Rua Tibério Bagnati, no bairro Menino Deus, quase na esquina com a Avenida Ipiranga. Testemunhas relataram à Brigada Militar que as vítimas dormiam quando os homens chegaram. Eles queriam levar o cachorro delas. Houve discussão e, em seguida, começaram as agressões às pessoas em situação de rua. Os relatos dão conta de que um dos homens sacou um revólver. As vítimas fugiram, então, na direção da Avenida Ipiranga. A pessoa que estava armada teria disparado três tiros. Um deles acabou atingindo uma das pessoas em situação de rua de raspão na região da cabeça. Ela foi socorrida pelo Samu e levada a um hospital. Os suspeitos do crime fugiram e ainda não foram identificados pela polícia.

O desemprego no Brasil recuou 0,8 ponto percentual no trimestre de agosto a outubro, na comparação com o trimestre de maio a julho. Já no comparativo com o mesmo período de 2021, a diminuição é de 3,8 pontos percentuais. O indicador foi divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE. Agora, a taxa de desocupação é de 8,3% e compreende 9 milhões de pessoas. Este é o menor nível de desocupação desde o trimestre móvel terminado em julho de 2015. Já a população ocupada registrada pelo IBGE foi de 99,7 milhões de pessoas, um recorde da série iniciada em 2012.

O tempo fica abafado em grande parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Durante a tarde o calor ganha força. Na Fronteira Oeste, a máxima chega a 36°C. Mas também existe a previsão de rajadas de vento no Estado e formação de nebulosidade ao longo do dia. As nuvens carregadas vão provocar pancadas de chuva na Região Sul, na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral Norte e no Norte do Estado. Em Porto Alegre, após uma manhã de tempo firme, haverá nebulosidade nesta quarta-feira, com máxima de 28°C. Depois, entre a madrugada e a manhã de quinta-feira, as chuvas se mantêm intensas no extremo Nordeste do Estado. Existe o risco de transtornos por conta dos volumes expressivos. Já ao longo do dia, uma área de baixa pressão espalha as chuvas pela metade Leste e áreas da Fronteira Oeste. A tendência é que as instabilidades se desloquem por todo o Estado na sexta-feira.