PODCAST

Ouça no Meio-Dia: a nova área de lazer ao ar livre em Porto Alegre e mais notícias da manhã

Confira as notícias da manhã desta sexta-feira, 25 de novembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Será aberto em Porto Alegre neste sábado o Parque Pontal. A inauguração ocorre ao meio-dia. Esta nova opção de lazer ao ar livre fica na avenida Padre Cacique, na Zona Sul da Capital. O local tem área total de 29 mil metros quadrados e 700 metros de Orla do Guaíba. O parque é uma contrapartida legal à instalação do complexo multiuso que inclui shopping center, hotel, centro de eventos e hub de saúde. O Pontal será o 11º parque da cidade e a entrega faz parte das comemorações dos 250 anos de Porto Alegre.

A Polícia Civil prossegue com as investigações do caso do prefeito morto a tiros dentro de seu gabinete. O caso ocorreu na manhã de quinta-feira na cidade de Lajeado do Bugre, no norte do Estado. Roberto Maciel Santos, de 45 anos, também conhecido como Betinho, foi atingido por disparos de uma pistola 9mm. Ele morreu no local. A primeira prisão ocorreu ainda no fim da tarde de quinta-feira. O suspeito foi detido em Palmeira das Missões, município próximo da cidade da qual Betinho era mandatário. Segundo a Polícia Civil, o suspeito não seria o atirador. Porém, as investigações apontam ligação dele com o autor dos disparos.

A Brigada Militar apreendeu oito toneladas de soja de origem estrangeira no município de Crissiumal, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. A ação ocorreu na quinta-feira e fez parte da Operação Agro-Hórus. O homem que realizava a prática ilegal foi preso e conduzido até a Polícia Federal de Santo Ângelo para registro de flagrante. Também foram apreendidos um trator, um caminhão, uma esteira elevatória e quatro aparelhos de celular. O prejuízo ao crime foi de mais de R$ 152 mil reais.

O IBGE divulgou no Diário Oficial da União dados sobre a expectativa de vida dos brasileiros. Segundo o Instituto, em 2021, o brasileiro vivia em média até os 77 anos. O número indica um aumento em relação a 2020, quando a expectativa de vida foi estimada em 76,8 anos. O aumento pode ser observado também nos últimos dez anos. Há uma década, o brasileiro vivia 2,4 anos a menos. Mas essa estimativa vem crescendo desde 1940. Para se ter uma ideia, nessa época, o brasileiro vivia em média 45,5 anos. Segundo o IBGE, a principal diferença é que, ao longo dos anos, caiu a probabilidade de um recém-nascido não completar um ano de vida. Entre 2020 e 2021, este indicador passou de 11,5 para 11,2 a cada mil nascimentos.

O tempo fica firme e abafado nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. Não há previsão de chuva no Estado. Em Porto Alegre a máxima será de 28°C. No sábado, o tempo se mantém estável na maior parte do Rio Grande do Sul, ainda com temperaturas amenas pela manhã e elevação à tarde. A nebulosidade aumenta na faixa leste no decorrer do dia e há condições para chuva entre a Serra e o Litoral Norte. A tendência é que no domingo ocorram pancadas de chuva no Norte e Nordeste gaúcho acompanhadas de trovoadas.


Compartilhe: