PODCAST

Ouça no Meio-Dia: a multa à coligação de Bolsonaro e mais notícias da manhã

Confira as notícias da manhã desta quinta-feira, 24 de novembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Brasil começa hoje sua trajetória na Copa do Mundo 2022. Os comandados de Tite enfrentam a Sérvia, às 16h. E Porto Alegre terá telões instalados em pontos descentralizados da cidade. Eles serão colocados na Praça Montevideo, no Centro; na Praça México, no Jardim Dona Leopoldina; na Praça Darcy Azambuja no Partenon; e na Esplanada da Restinga, na Restinga. A prefeitura da Capital obteve autorização junto à Fifa para fazer a transmissão. A iniciativa vale apenas para os jogos do Brasil. A princípio, serão exibidos os três jogos da primeira fase. Caso a Seleção avance na disputa, as partidas seguintes também passarão nos mesmos locais. Cada transmissão iniciará 30 minutos antes da partida.

Ao menos 16 bairros da zona sul e da zona leste de Porto Alegre podem ter falta de água nesta quinta-feira. O motivo é a realização de intervenções do DMAE na região da avenida Tronco. Uma delas deve ocorrer no bairro Medianeira e a outra no bairro Santa Tereza. A interrupção no abastecimento de água estava prevista para começar às 6h da manhã. O retorno só deve ocorrer à noite, podendo demorar mais nas partes altas da rede distribuidora. Essas obras do complexo da avenida Tronco tinham previsão de ser realizadas na terça, mas foram adiadas por causa da previsão de chuva. O DMAE disse ser possível transferir, de última hora, a realização destes serviços por questões técnicas.

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, uma Operação para desarticular grupo criminoso especializado na venda de drogas por telentrega. Chamada de “The Office”, a ação apura também a criação de empresas de fachada para recebimento de ativos vindos do tráfico para conversão em lícitos. A operação ocorre por intermédio do Denarc. Ao todo, foram cumpridas 80 ordens judiciais, das quais 27 são mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia, 03 de prisão preventiva, 20 de prisão temporária, 27 bloqueio de contas e 10 constrições de bens móveis e imóveis pertencentes aos investigados ou ocultados em nome de terceiros. Até o fechamento desta edição do Meio-Dia, 16 pessoas foram presas, sendo 2 preventivamente e 14 temporariamente. Também foram apreendidos, entre outros objetos, veículos de luxo, celulares, documentos, dinheiro e drogas.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, Alexandre de Moraes, multou em R$ 22,9 milhões os partidos da coligação do presidente Jair Bolsonaro, do PL. A medida se deu porque, após determinação de Moraes, não foram apresentadas provas de supostas fraudes levantadas pelo PL nas últimas eleições. Na terça-feira, a coligação de Bolsonaro apresentou um relatório de auditoria em que pedia a anulação de votos do segundo turno das eleições alegando inconsistências nas urnas de modelos mais antigos. O TSE respondeu afirmando que as mesmas urnas também foram utilizadas no primeiro turno e que, por isso, o pedido deveria abranger os dois turnos das eleições, no prazo de 24 horas, sob risco de indeferir a ação. Moraes rejeitou o pedido de verificação. O presidente do TSE afirmou que houve má-fé da coligação de Bolsonaro, uma vez que não há qualquer indício que justifique a reavaliação de uma parte das urnas. A punição do TSE vale para o PL, para o PP e para o Republicanos. Além da multa, a medida prevê: bloqueio e a suspensão dos repasses do Fundo Partidário das siglas até que a multa seja paga; abertura de um processo administrativo pela Corregedoria-Geral Eleitoral para apurar “eventual desvio de finalidade na utilização da estrutura partidária, inclusive de Fundo Partidário”; e envio de cópias do inquérito ao STF, no âmbito da investigação sobre a atuação de uma suposta milícia digital para atacar a democracia e as instituições.

O tempo firme e seco vai predominar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Após o registro de um pouco de frio pela manhã, durante a tarde o calor ganha força. Não há previsão de chuva em território nesta quinta-feira. À noite, o friozinho volta ao Estado.
Em Porto Alegre, o tempo fica firme. Máxima de 28°C. Na sexta-feira, o tempo muda pouco. O ar seco mantém o tempo firme sobre o Estado. O calor volta durante a tarde em praticamente todas as áreas. A tendência é que a chuva retorne às áreas de divisa com Santa Catarina no final de semana.


Compartilhe: