PODCAST

Ouça no Meio-Dia: o calendário de pagamento do IPTU na Capital e mais notícias da manhã

Confira as notícias da manhã desta quarta-feira, 23 de novembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Anvisa aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões no Brasil. O motivo é o aumento no número de casos de covid-19 no País. A medida vale a partir de sexta-feira. Outro fator levado em consideração foi a sazonalidade. Isso porque nos últimos anos houve registro de crescimento na transmissão da doença entre novembro e janeiro. Não são permitidas máscaras de acrílico, plástico, faces shields ou ainda aquelas que contém válvulas de expiração. O mesmo vale para lenços, bandanas de pano ou objetos parecidos. É permitido retirar as máscaras no interior do aeroporto e dos aviões para hidratação e alimentação.

Dois homens morreram em um acidente de trânsito na ERS-122, em Flores da Cunha, na Serra. As vítimas tinham 46 e 59 anos e não tiveram a identidade divulgada pela Polícia. O fato ocorreu na terça-feira. Uma van da Prefeitura de Antônio Prado, que transportava pacientes para Caxias do Sul, colidiu contra a lateral de um caminhão que transitava no sentido contrário. As vítimas eram passageiras da van. Outros passageiros da van ficaram feridos. Eles foram socorridos e levados para o Hospital de Antônio Prado.

A prefeitura de Porto Alegre apresentou o calendário do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU, de 2023. No anúncio foram detalhadas as modalidades de descontos. Haverá desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, descontos adicionais de 3% para pessoas físicas, de 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. Além disso, a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro. O objetivo é dar mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento. As guias do IPTU 2023 estarão disponíveis no site a partir de 2 de janeiro. Para aqueles contribuintes que não puderem recolher o imposto de forma antecipada e com desconto, será possível efetuar o parcelamento em até 10 vezes, sem juros, com primeira parcela em 8 de março. O IPTU agora é 100% digital. As guias serão disponibilizadas no site e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site.

A Receita Federal liberou na manhã desta quarta-feira a consulta do lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de novembro. Neste lote, serão contemplados 556.685 contribuintes. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte precisa acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. O crédito bancário será realizado no dia 30 de novembro. O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

Uma massa de ar seco e frio vai avançar sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O tempo fica firme em grande parte do Estado. Durante a tarde o tempo seco predomina em todo o Rio Grande do Sul. Pela manhã houve registro de garoa na Região Metropolitana, na Serra, Litoral Norte, no Vale do Taquari e no Vale do Rio do Pardo. Em Porto Alegre, o dia começou com o tempo nublado. A máxima na Capital será de 25°C. Na quinta-feira, o tempo estável e o sol predominam em todo o Estado. Durante a tarde, as temperaturas se elevam um pouco mais em comparação aos dias anteriores e o calor retorna. Na sexta-feira, a tendência é que a situação se mantenha. A previsão aponta sol e elevação das temperaturas na parte da tarde na maioria das regiões gaúchas.


Compartilhe: