PODCAST

Ouça no Meio-Dia: as mortes em acidentes na BR-287 e mais notícias da manhã

Confira as notícias da manhã desta segunda-feira, 21 de novembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Um incêndio de grandes proporções atingiu a empresa de produtos químicos Dorf Ketal, localizada às margens da BR-386, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre. Um homem, que estava em um estabelecimento comercial localizado nos fundos da empresa atingida pelas chamas, veio à óbito. Ele foi identificado como Cléver Fanfã Sarmento, de 53 anos. Cléver chegou a receber atendimento médico, mas acabou tendo uma parada cardiorrespiratória ainda na noite do domingo. Porém, a comprovação da relação do óbito com o incêndio só será confirmada pela necrópsia. O sinistro começou por volta das 18h da tarde deste domingo e se alastrou rapidamente. Várias explosões foram registradas por causa do incêndio e uma imensa coluna de fumaça se formou e pode ser vista de Canoas e de Nova Santa Rita, além de outros municípios da região. O prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, pediu que a população se afastasse da área do incêndio por causa das explosões, causadas por produtos usados na área petroquímica. O incêndio foi controlado na manhã desta segunda-feira. Mas os Bombeiros ainda estão no local. A previsão é que os trabalhos sigam pelo menos até a noite desta segunda-feira. Não há informações sobre o que teria motivado o incêndio.

Três pessoas morreram em dois acidentes na BR-287, na noite deste domingo. Um dos acidentes foi em São Borja, na Fronteira Oeste. Duas pessoas morreram em uma colisão frontal entre um Palio e um Fiesta. Uma das vítimas fatais era uma mulher de 27 anos natural de São Borja. Ela era passageira do Fiesta e veio a óbito no local. A segunda vítima fatal foi o motorista do Palio, de 20 anos e natural de Santo ngelo. Assim como o motorista do outro veículo, de 51 anos, ele chegou a ser socorrido pelo SAMU e encaminhado ao hospital com lesões graves. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo verificadas. O outro acidente ocorreu em Paraíso do Sul, na Região Central do Estado. Uma motorista de 31 anos morreu após bater o carro que dirigia contra um caminhão. O carro em que estava a vítima fatal estava emplacado em Agudo. Já o caminhão tinha placas de Cachoeira do Sul. O Comando Rodoviário da Brigada Militar não divulgou o nome da vítima. O motorista do caminhão não se feriu. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

O Sine Municipal de Porto Alegre passa a oferecer, nesta segunda-feira, mais de 1,2 mil vagas de emprego. Para participar da seleção, os candidatos precisam retirar a carta de encaminhamento na unidade da avenida Sepúlveda, sem número, esquina com a avenida Mauá, das 8h às 17h. Também é possível solicitar a carta pelo aplicativo Sine Fácil. O aplicativo está disponível para smartphones Android e iOS. A área com maior número de oportunidades de trabalho é o setor de serviços. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, estão abertas 340 vagas para recenseador, outras 100 para operador de telemarketing receptivo e 50 para porteiro.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva passou por um procedimento médico no hospital Sírio Libanês neste domingo. O motivo da intervenção foi a necessidade da retirada de uma lesão na laringe. O Presidente eleito teve alta na manhã desta segunda-feira. Segundo o Sírio Libanês, Lula deu entrada ontem para a realização de uma laringoscopia para a retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia. Lula teve a confirmação de uma inflamação nas cordas vocais e leucoplasia na laringe, que são manchas brancas no local, após realizar exames de rotina no dia 12 de novembro. Os resultados apontaram ainda a total remissão de um tumor que o presidente teve. Além de todo o trabalho da campanha que o levou de volta ao Planalto, a retirada da lesão ocorreu após o presidente eleito ter cumprido uma extensa agenda internacional de compromissos na semana passada. Lula foi para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito, e teve também um encontro com o presidente e o premiê de Portugal.

O tempo muda no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira. Existe a possibilidade de temporais isolados pelo Estado. Após o registro de sol ainda pela manhã, o tempo se altera gradualmente e a chuva avança com trovoadas, raios e vento entre a tarde e a noite. Não se descarta, de maneira bem mais isolada, queda de granizo. Apesar da previsão de tempo instável, a chuva será muito mal distribuída pelo Rio Grande do Sul. Em algumas cidades, pode nem chover, enquanto em outras podem ser registrados transtornos por causa da chuva intensa. Na terça-feira, a frente fria segue atuando e mantendo o tempo instável em boa parte do território gaúcho. No decorrer do dia, as chuvas ganham força na metade norte, especialmente sobre a região metropolitana, Litoral Norte e Serra gaúcha. A tendência é que na quarta-feira, as chuvas ainda continuem atuando sobre a região metropolitana, Litoral Norte e Serra, enquanto no restante do estado o sol volte a aparecer, e com pouca elevação das temperaturas em comparação à semana anterior.