PODCAST

Ouça no Meio-Dia: o discurso de Lula na COP27 e mais notícias da manhã

Confira as notícias da manhã desta quarta-feira, 16 de novembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou que deseja ter a conferência climática da ONU de 2025 na Amazônia. A fala foi proferida nesta quarta-feira em um discurso do novo mandatário brasileiro na edição deste ano do evento, a COP27, que ocorre no Egito. A COP28, marcada para novembro de 2023, será nos Emirados Árabes Unidos. Porém, as sedes da COP29 e da COP30, em 2024 e 2025, ainda não foram escolhidas. Para Lula, a conferência climática poderia ser organizada no Amazonas ou no Pará, os dois maiores estados da Amazônia. Lula ainda ressaltou seu compromisso com a preservação da Amazônia e seu respeito aos povos originários. Um dos objetivos do novo presidente é desfazer a imagem deixada pelo atual presidente Bolsonaro no exterior. Para Lula “o Brasil não nasceu para ficar isolado como ficou nos últimos quatro anos”.

A Nasa começou na madrugada desta quarta-feira seu novo programa espacial: o Artemis. O objetivo é voltar a enviar humanos à lua. O primeiro passo foi o lançamento do foguete Space Launch System, ou SLS, tido como o mais poderoso já feito para uma viagem à Lua. A bordo dele estava a espaçonave Orion. O lançamento foi realizado no Kennedy Space Center, na Flórida, e ocorreu depois de uma série de atrasos. Ao todo, foram quatro datas marcadas e, em seguida, adiadas. Por ora, a Artemis I é uma missão não tripulada. Porém, a expectativa é que em 2025, o projeto consiga levar seres humanos ao solo da lua, entre eles a primeira mulher e primeira pessoa negra.

Países da Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, cogitam que o míssil que matou duas pessoas na Polônia ontem possa ter sido lançado pelo sistema de defesa antiaérea da Ucrânia. O projétil caiu a poucos quilômetros da fronteira entre os dois países, em meio a uma nova onda de ataques aéreos da Rússia em diversas partes do território ucraniano. Kyiv imediatamente culpou Moscou pelo incidente, mas os membros da Otan se mostraram mais cautelosos. De acordo com a agência de notícias alemã DPA, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também disse a aliados que a explosão na Polônia pode ter sido provocada por um projétil anti-aéreo da Ucrânia. A declaração ocorreu durante a cúpula do G20 em Bali, na Indonésia. A Rússia, por sua vez, alega que seus mísseis caíram a no máximo 35 quilômetros da fronteira com a Polônia.

O Sine Municipal de Porto Alegre retomou os atendimentos nesta quarta-feira após não funcionar no Dia do Servidor Público e no feriado da Proclamação da República. A semana começa com 1.813 vagas de emprego cadastradas. Para participar do processo seletivo, é preciso retirar a carta de encaminhamento na unidade da avenida Sepúlveda, esquina com a avenida Mauá. Ela funciona de quarta a sexta-feira, excepcionalmente, das 8h às 17h. Também é possível solicitar a carta pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. A Prefeitura destaca que a retirada das cartas deve ser feita de forma responsável, com a certeza do comparecimento à entrevista de emprego, para não haver prejuízo aos demais interessados.

O tempo seco e quente volta a predominar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O calor ganha força no Estado. O dia começou com frio no Estado, principalmente na Serra, mas durante a tarde o calor ganha força em diversas cidades. Devido a esta massa de ar seco, a umidade do ar fica baixa, em torno de 30%, na maioria das regiões. Em Porto Alegre e Canoas, o tempo fica ensolarado e abafado nesta quarta, com máxima de 31°C. Esta condição se mantém ao longo da quinta-feira no Estado, porém as temperaturas se elevam ainda mais, principalmente na Campanha e fronteira Oeste. A tendência é que o tempo continue estável no restante da semana.