PODCAST

Ouça no Meio-Dia: a previsão do tempo para os próximos dias e mais notícias da manhã

Confira as notícias da manhã desta quinta-feira, 10 de novembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já está na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito. Lá é realizada a 27ª Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27. Acompanha Marina na viagem a deputada federal pelo estado de Roraima, Joenia Wapichana, a primeira mulher indígena eleita deputada federal do Brasil, pela Rede. As duas representantes brasileiras no evento são cotadas para assumir ministérios no novo governo Lula. Há especulações de que as pastas sejam a do Meio Ambiente e dos Povos Originários. O anúncio pode ser feito já na próxima semana, quando Lula se soma às duas na COP 27. A nomeação para estes dois ministérios seria uma exceção, visto que o novo presidente pretende anunciar os nomes para as demais pastas somente em dezembro. Isso devido a pressões e especulações sofridas pelo novo governo nos bastidores.

Um homem morreu e pelo menos 11 pessoas foram encaminhadas para atendimento após um incêndio atingir uma pousada em Porto Alegre. O fato ocorreu no Centro Histórico da Capital. O principal motivo da necessidade de conduzir as pessoas para atendimento foi a inalação de fumaça. Entre os socorridos, duas mulheres estavam em estado grave. Conforme os bombeiros, o incêndio foi registrado no início da madrugada na Rua Jerônimo Coelho e foi controlado em cerca de 40 minutos. A causa do sinistro ainda não foi identificada. O trânsito chegou a ser bloqueado para atendimento da ocorrência até o meio da madrugada, mas já foi liberado.

Terminam nesta quinta-feira as inscrições para o Vestibular 2023 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS. As inscrições ocorrem exclusivamente pelo site do vestibular. As provas serão realizadas nos dias 14 e 15 de janeiro. A aplicação das provas ocorre em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí. A UFRGS oferece nesta edição 4.008 vagas em 94 opções de cursos de graduação. O candidato pode optar por ingresso via Acesso Universal, para ampla concorrência, ou Ações Afirmativas, com reserva de vagas por cotas. As modalidades de reserva de vagas se destinam exclusivamente a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, de outubro, foi de 0,59%. O indicador é considerado a inflação oficial do País. O resultado encerra uma sequência de três meses em deflação. No ano, o IPCA acumula alta de 4,7% e, nos últimos 12 meses, de 6,4%, abaixo dos 7,1% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em outubro de 2021, a taxa havia sido de 1,25%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta em outubro. A maior contribuição do mês veio de Alimentação e bebidas (0,72%), que havia recuado 0,51% em setembro. Na sequência, vieram Saúde e cuidados pessoais (1,16%) e Transportes (0,58%). Juntos, os três grupos responderam por cerca de 73% do IPCA de outubro. Já a maior alta do mês foi do grupo Vestuário (1,22%). O único grupo com queda em outubro foi Comunicação (-0,48%). Os demais ficaram entre o 0,18% em Educação e 0,57% em Despesas pessoais.

O tempo firme vai predominar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Após uma manhã de um pouco de frio, o calor ganha força a partir da tarde, principalmente na Fronteira Oeste, na Região Central, na Região Noroeste, e na Região Norte, onde as temperaturas vão passar dos 30°C. Em Porto Alegre e Canoas, o tempo fica firme, com máxima de 28°C. Mas não haverá sol em todas as regiões durante o dia. Ao longo desta quinta-feira, áreas de instabilidade deixam o tempo nublado em algumas áreas. Existe a previsão de chuva na Região Noroeste e nas Missões nesta quinta. Depois, na madrugada de sexta-feira, as instabilidades se espalham pela metade Oeste e atuam na metade Norte ao longo do dia. Elas podem vir acompanhadas de trovoadas. A tendência é que o sábado seja de temperaturas elevadas em todo o Rio Grande do Sul e com avanço de novas instabilidades. Existe o risco de temporais na fronteira Oeste, que podem se espalhar para a maioria das regiões no domingo.


Compartilhe: