PODCAST

Ouça no Meio-Dia: os novos passos na transição para o governo Lula e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 8 de novembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chega a Brasília nesta terça-feira. Ele deve dar início a transição de governo. O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, que foi coordenador de campanha do petista, também chega a Brasília nesta terça. Ele irá colaborar com a montagem do novo governo. No tempo em que ficará na Capital Federal, Lula deve se reunir com lideranças do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e do judiciário. Os grandes objetivos são viabilizar a manutenção do valor do Auxílio Brasil em 600 reais, reajustar o salário mínimo e garantir outros programas sociais já para o início de seu mandato. Depois, Lula deve ir rumo ao Egito. Isso porque o presidente eleito do Brasil foi convidado para participar da conferência do clima COP-27.

Uma mulher morreu após ser atingida por um caminhão de lixo em Porto Alegre. O fato ocorreu na noite desta segunda-feira, na Rua da Fonte, bairro Bom Jesus, na zona leste da Capital. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, o caminhão é da empresa Porto Limp, contratada do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, o DMLU. A vítima, ainda não identificada, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A Brigada Militar esteve no local do acidente para registro de ocorrência. A Polícia Civil também trabalhou no caso e agora inicia investigações. Em nota, a Prefeitura de Porto Alegre disse que aguarda a identificação da vítima para prestar todo o apoio à família.

Um levantamento do IBGE, publicado nesta terça-feira, aponta que 12 dos 15 locais pesquisados no País pelo Instituto apresentaram taxas negativas na produção industrial. Assim, o recuo da indústria nacional foi de 0,7%, na passagem de agosto para setembro deste ano, na série com ajuste sazonal. As maiores quedas foram verificadas em Santa Catarina (-5,1%) e no Paraná (-4,3%). Também houve recuos mais intensos do que a média nacional no Pará (-3,7%), em São Paulo (-3,3%), em Goiás (-2,9%), no Amazonas (-2,9%), no Espírito Santo (-2,2%), em Minas Gerais (-1,7%), na Bahia (-1,3%) e no Rio de Janeiro (-1,1%). Completaram o conjunto de locais com índices negativos nesse mês o Mato Grosso (-0,4%) e o Rio Grande do Sul (-0,2%). Já Ceará (3,7%) e Pernambuco (2,0%) apontaram as maiores altas em setembro. A região Nordeste (0,6%) assinalou a outra taxa positiva nesse mês. Frente a setembro de 2021, o setor industrial mostrou crescimento de 0,4%, com altas em 8 dos 15 locais pesquisados. Na média móvel trimestral (-0,3%), houve recuo em 11 dos 15 locais pesquisados. O acumulado no ano foi negativo em 8 dos 15 locais pesquisados, com destaque para o Pará (-8,8%) e Espírito Santo (-4,9%). Já o acumulado dos últimos 12 meses teve 9 dos 15 locais pesquisados com taxas negativas.

O mandato do presidente estadunidense, Joe Biden, passa por um desafio. Nesta terça-feira ocorrem as eleições de meio de mandato. A votação escolhe toda a câmara dos representantes, 30 dos 100 assentos no Senado, 36 governadores e a renovação de quase todas as assembleias locais. Logo, a viabilidade do governo está em jogo. As últimas pesquisas apontam vantagem dos Republicanos na Câmara. Os levantamentos apontam que a oposição pode conquistar entre 10 e 25 das novas cadeiras, o que já seria suficiente para ter a maioria. Já no Senado, as pesquisas são menos precisas. Porém, quem leva vantagem também são os Republicanos.

O tempo firme vai predominar em grande parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O dia começou com um pouco de frio no Estado, mas as temperaturas se elevam à tarde e a máxima passa de 30°C em algumas áreas, como na Fronteira Oeste e Região Central. Além disso, áreas de instabilidade deixam o tempo úmido e nublado na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral Norte. De acordo com a previsão, a umidade vai provocar pancadas isoladas de chuva nestas áreas. Em Porto Alegre e Viamão, o tempo fica nublado e há possibilidade de chuva isolada nesta terça, com máxima de 22°C. Os próximos dias serão de tempo quente no Estado. O tempo abafado se intensifica a partir da quarta-feira. Na quinta e na sexta-feira, o calor fica mais intenso na Fronteira Oeste e na Região Noroeste do Estado. As máximas se aproximam dos 35°C. Há possibilidade de pancadas isoladas de chuva pelo Rio Grande do Sul, entre quinta e o fim de semana. Porém, mesmo assim o tempo fica úmido e abafado. No fim de semana, o prognóstico é de temperatura máxima acima de 30°C na Região Metropolitana de Porto Alegre.