FALTA DE VERBA

PF suspende a confecção de novos passaportes

Os usuários que foram atendidos até sexta-feira (18) nos postos de emissão vão receber os passaportes.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A PF (Polícia Federal) informou que está suspensa a confecção de novos passaportes. De acordo com com o órgão, essa suspensão ocorre devido à falta de verba destinada ao controle migratório e emissão de documento de viagem.

A PF afirmou que o agendamento eletrônico nos postos continuará funcionando normalmente, mas não há previsão para entrega do documento.

Os usuários que foram atendidos até sexta-feira (18) nos postos de emissão vão receber os passaportes. Segundo a PF, outros serviços prestados pelo órgão não serão afetados.

Passaporte de emergência 

Segundo a PF, o passaporte de emergência será concedido àquele que necessite do documento de viagem com urgência e não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega.

“Hipóteses de catástrofes naturais; conflitos armados; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau; para a proteção do seu patrimônio; por necessidade do trabalho; por motivo de ajuda humanitária; interesse da Administração Pública ou outra situação emergencial cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente”, disse.