NOVIDADE

Parque Pontal, em Porto Alegre, será aberto para o público

O Parque Pontal tem mil m² de área verde. Ele fica localizado na orla do Guaíba, em Porto Alegre.

Imagem do complexo do Parque do Pontal. Foto: Patrick Carrion/Divulgação

Figurando entre as dez cidades mais arborizadas do Brasil, Porto Alegre se prepara para receber um importante “presente”: o Parque Pontal.

A entrega acontece em cerimônia oficial neste próximo sábado (26), às 10h, e contará com a participação dos empreendedores, autoridades políticas e convidados. A partir das 12h, será aberto para o público.

Com seus 29 mil m² de área verde, o novo parque público chega com a proposta de fazer um convite não só aos porto-alegrenses, mas a todos que passam pela orla do Guaíba: se conectar com a natureza em busca de qualidade de vida e contemplação. A estimativa é que mensalmente, 1,3 milhão de pessoas circularão pelo parque.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, o Parque Pontal, que será mantido por empresas, é um exemplo de como o poder público e a iniciativa privada podem trabalhar juntos criando excelentes áreas de lazer para a população.

“O espaço resgata a história, traz obras de arte e cria uma bela conexão com o Guaíba. Quem ama nossa cidade vai se encantar”, ressaltou.

Lazer

Âncora natural do Pontal Shopping, que inaugura em abril de 2023, o parque vai oferecer para a comunidade pistas para caminhadas, áreas e equipamentos diversos para fitness ao ar livre, ginástica para a melhor idade e atividades físicas em geral, grandes gramados, mirantes para apreciação da natureza, píer sobre o rio, 700 metros de orla, e algumas escadarias para contemplação do famoso pôr do sol do Guaíba.

Contará, ainda, com uma maquete que permitirá a visualização de como era a fábrica do Estaleiro Só que existia no local, resgatando parte da história de Porto Alegre da década de 50, que também poderá ser acessada através de QR Codes adicionados em alguns painéis.

A interação com o público infantil é um dos pontos fortes do Parque Pontal. As crianças poderão brincar com um puzzle naval, um navio “afundado” e playground temático: uma área com brinquedos infantis, que recebeu tratamento especial com piso de borracha reciclada de pneus.

Também haverá bicicletário, estacionamento coberto, bancos, lixeiras e modernos sanitários. E para quem for aproveitar o final de tarde, a iluminação e a segurança, com câmeras interligadas ao centro de comando da Prefeitura de Porto Alegre cobrem toda a área.

No parque haverá um ponto fixo para viatura da Brigada Militar e Guarda Municipal.