Notícia

Parque da Redenção terá serviços gratuitos para cuidados com o coração neste domingo

Evento é promovido pela rede de farmácias São João em parceria com a farmacêutica Medley e Hospital São Lucas da PUCRS.

O Parque da Redenção vai receber, neste domingo, um evento que irá oferecer serviços gratuitos. A Trilha da Saúde terá foco nos cuidados com o coração começa as 8h da manhã e deve se encerrar as 15h, ao lado do Monumento ao Expedicionário. Além das orientações para cuidados com o coração, a programação ainda irá oferecer oficinas de lazer, espaço Pet e distribuição de brindes.

O evento é realizado pela rede de farmácias São João, 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil, e a farmacêutica Medley. Na Capital, a parceria é com o Hospital São Lucas da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

Uma equipe formada por farmacêuticos da São João, cardiologistas e nutricionistas do Hospital vão estar no Parque para a realização de exames básicos e orientações aos frequentadores. Eles vão realizar aferição de pressão arterial, oximetria, exame de perfil lipídico (dosagem de colesterol e triglicerídeos), além de passar as recomendações de saúde conforme perfil do paciente.

“As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte da população brasileira e mundial. O avanço da medicina e do desenvolvimento tecnológico, associado a medidas preventivas podem modificar esse quadro. A pressão alta, o colesterol elevado e o excesso de açúcar no sangue são inimigos invisíveis”, destaca o diretor científico da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas, Paulo Caramori.

“Por isso, manter uma dieta saudável, controlar o excesso de peso, praticar atividade física, não fumar e realizar consultas médicas periodicamente, pode fazer as pessoas viverem mais e melhor”, orienta o especialista.

Cuidados com o coração

Responsável pela circulação do sangue, além de levar nutrientes e oxigênio, o coração é um órgão vital. Mesmo assim, é muito comum os cuidados serem deixados de lado. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil mortes ocorrem por ano, em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todos os óbitos no país. No mundo, cerca de 17 milhões de pessoas morrem em decorrência de infarto e AVC a cada ano.

Alguns serviços que envolvem hábitos preventivos de saúde do coração são oferecidos permanentemente nos consultórios farmacêuticos das Farmácias São João. Os farmacêuticos, capacitados para aplicar um protocolo clínico, podem avaliar se o paciente tem chance de desenvolver algum problema cardiovascular numa projeção de 10 anos, indicando os riscos para o infarto e o AVC.

“Para chegar a estes dados são aplicados testes de colesterol, triglicerídeos, LDL e HDL. Ainda fazemos o exame de TSH para avaliar a função da tireoide e a análise corporal por bioimpedância, através de uma balança especial que faz uma avaliação da composição corporal, como: quantidade de líquido, músculo e gordura em cada parte do corpo”, explica o gerente de Serviços Farmacêuticos da Rede de Farmácias São João, Roberto Canquerini.

Serviço:

  • Trilha da Saúde: Cuidados com o coração;
  • Data: 06/11/2022;
  • Horário: 8h às 15h;
  • Local: Parque da Redenção, ao lado do Monumento ao Expedicionário, em Porto Alegre.

Leia mais notícias de Porto Alegre