Chance de temporal

INMET emite aviso de tempestade para Fronteira Oeste e Noroeste do RS neste domingo

Podem ocorrer pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e até queda de granizo.

As regiões da Fronteira Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul receberam uma advertência para a possibilidade de temporais neste domingo (20). O aviso foi emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão indica que a nebulosidade aumenta por causa da influência de uma baixa pressão atmosférica, que estará associada à formação de uma nova frente fria nas regiões que estão sob o aviso.

O alerta, da cor amarela, indica possibilidade de ocorrência de tempestades em 109 minicípios das duas regiões. De acordo com o INMET, podem ocorrer pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e até queda de granizo. Embora o risco seja baixo, existe a possibilidade de temporais que ocasionem danos em residências, proquem queda de árvores e postes de energia elétrica.

Por conta do aviso, é desaconselhado que os moradores das regiões da Fronteira Oeste e Noroeste se abriguem debaixo de árvores em caso de temporal, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Essa advertência entrou em vigor as 15h da tarde deste domingo (20) e deve expirar por volta da meia-noite. Ela pode ser sua duração antecipada ou estendida, após avaliação dos órgãos de proteção civil sobre os riscos de temporais nestas duas regiões.