SAÚDE

Farmácia de Medicamentos Especiais em Porto Alegre terá novo endereço a partir de dezembro

Além da mudança física, também será completada a transferência da gestão, que passará da Secretaria de Saúde do Estado para a Secretaria de Saúde de Porto Alegre

A Farmácia de Medicamentos Especiais na Capital terá um novo endereço a partir de 1º de dezembro. O serviço sairá das esquinas da Borges de Medeiros com a Riachuelo, no Centro, e irá para a Avenida Azenha, nº 295.

Além da mudança física, também será completada a transferência da gestão, que passará da Secretaria de Saúde do Estado para a Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Mensalmente, são atendidos no local mais de 23 mil pessoas. Segundo a SES (Secretaria Estadual da Saúde), a troca de lugar trará melhorias à população.

A farmácia contará com maior espaço de espera, com capacidade para 60 lugares, além da ampliação no número de guichês de quatro atualmente para 10. Além disso, o prédio melhor atenderá as questões de acessibilidade e conforto ao usuário.

Também há uma maior área de estoque, o que permitirá que os abastecimentos possam ocorrer de forma mais espaçada. A farmácia terá ainda consultórios para incremento do cuidado farmacêutico que hoje já acontece por tele atendimento.

Não haverá mudança em relação ao serviço online do Farmácia Digital, que seguirá no site farmaciadigital.rs.gov.br. No portal, a pessoa consultar quais são os medicamentos disponibilizados pelo SUS que são de responsabilidade do Estado.

Alguns podem ser solicitados de forma digital, sem necessidade de que o usuário se desloque até a Farmácia de Medicamentos Especiais, seja em Porto Alegre ou em outro município.

Municipalização

O processo de municipalização do serviço já tinha iniciado em 2021. Porto Alegre era a última cidade onde a SES possuía farmácia própria. Nas demais cidades, os medicamentos adquiridos pelo Estado são distribuídos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) nas farmácias da rede municipal.