PROVAS

Enem 2022: Redação tem como tema Desafios para a Valorização de Comunidades e Povos Tradicionais do Brasil

As provas e o tema da redação do Enem são iguais nas duas modalidades: impressa e digital.

A primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 começou a ser aplicado neste domingo (13) em todo o país.

Em 2022, a redação teve como tema Desafios para a Valorização de Comunidades e Povos Tradicionais do Brasil. Os candidatos têm de realizarem um texto dissertativo-argumentativo que não passe de 30 linhas.

As provas e o tema da redação são iguais nas duas modalidades: impressa e digital. A previsão é que cerca de 3,4 milhões de candidatos façam o exame. O Enem é realizado em 11.175 locais de prova em 1.747 municípios.

O Enem é principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), de obtenção de bolsas por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) e de participação no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. Além disso, algumas instituições de ensino privado utilizam a nota para ingresso direto ou concessão de bolsas.