SIMULAÇÃO

Ecosul faz simulado de acidente com múltiplas vítimas na BR-116

A ação ocorreu no km 523, da BR-116, em Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul

A Ecosul realizou, nesta terça-feira (29), um simulado de acidente com múltiplas vítimas e produtos perigosos. A ação ocorreu no km 523, da BR-116, em Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul. A cinemática do acidente simulou a colisão entre um caminhão tanque carregado de óleo diesel, um caminhão container, um veículo de passeio e uma van.

Segundo a coordenadora de sistema rodoviário da concessionária, Liliane Ferrari o objetivo da atividade era treinar a agilidade das equipes e testar a estrutura disponível para o atendimento de acidentes deste porte. “Fazemos uma simulação testando tempos de resposta e capacidade do atendimento, com um cenário o mais próximo da realidade possível, inclusive as vítimas são maquiadas de acordo com o nível de gravidade, para se testar todo fluxo de atendimento”, destaca.

Participaram da atividade cerca de 60 pessoas. Para maior veracidade do exercício voluntários da Escola Estilo e um integrante da imprensa participaram no papel das 17 “vítimas” do acidente.

A ação teve também a participação da ação Samu, Corpo de Bombeiros, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Geo Ambiental. Para o atendimento do acidente foram utilizadas três ambulâncias do SMR (Serviço Médico e Resgate), uma viatura média, um guincho leve, um guincho pesado, três viaturas de inspeção de tráfego e SAMU.

A Ecosul contou com o envolvimento de equipes de inspeção de tráfego, operadores do Centro de Controle Operacional (CCO) e controladores de tráfego. Durante a operação as vias foram devidamente sinalizadas e os usuários orientados a fazer os desvios, necessários para o atendimento.