Notícia

Detran alerta para golpe do falso leilão virtual de veículos

A quantidade de relatos vem crescendo nos últimos anos. Quem for vítima desse tipo de crime precisa informar à polícia.

Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

O DetranRS está lançando uma campanha institucional para alertar sobre os golpes envolvendo leilões de veículos virtuais. Os criminosos estão usando da marca da instituição e endereços de depósitos do órgão para aplicar golpes na internet.

O golpe do leilão ocorre através de anúncios ou mecanismos de busca, onde a vítima é atraída para páginas que têm aparência de site oficial. São oferecidos veículos com preços muito abaixo do habitual que, na verdade, não existem.

A quantidade de relatos vem crescendo nos últimos anos, principalmente após a pandemia de Covid-19, quando a maioria dos leilões passou a ocorrer de forma virtual. Por isso, o DetranRS está lançando um alerta em peças para Facebook, Instagram, Spotify, Google Ads, sites e blogs relacionados a venda de automóveis, concessionárias, carros usados, manutenção e avaliação de veículos.

Quem for vítima desse tipo de golpe deve comunicar o fato à Polícia Civil, por meio de um boletim de ocorrência. O registro deve ser feito preferencialmente pela internet, por meio da Delegacia Online, ou presencialmente em uma Delegacia de Polícia.

Fique atento aos indícios do golpe

Os leilões do DetranRS acontecem sempre nas quartas-feiras. O calendário oficial está disponível para ser consultado no site do Detran, onde os editais indicam o leiloeiro responsável por evento e o site correto para consultar os bens disponíveis e realizar os lances.

Outros órgãos públicos e empresas, como seguradoras, também realizam leilões de veículos. Recomenda-se que esses também sejam consultados nos seus sites oficiais.

Que cuidados tomar para não ser vítima do golpe do falso leilão

Passo 1: Confira no site oficial do DetranRS os próximos eventos em detran.rs.gov.br > menu “Veículos” > “Leilões” > Calendário de Leilões;

Passo 2: Veja nos editais do leilão todos os veículos disponíveis para compra em cada depósito credenciado, seus lances iniciais, o site do leiloeiro oficial e demais informações;

Passo 3: Se possível, agende uma visita ao depósito (CRD) onde está o veículo para verificar suas condições pessoalmente;

Passo 4: Participe do leilão na data e horário agendados pelo DetranRS e divulgados no site oficial (detran.rs.gov.br);

Passo 5: Caso seja atraído por um anúncio, desconfie de sites de leiloeiros que não sejam hospedados no Brasil (sem o final “.br”);

Passo 6: Pesquise a empresa em sites de reclamação e/ou mídias sociais;

Passo 7: Suspeite de veículos que pareçam novos ou de concessionárias;

Passo 8: Não faça transferências bancárias. Nos leilões do DetranRS, o pagamento do valor de arremate se dá por meio de guia de arrecadação própria (a chamada GAD-L), quitada na rede bancária conveniada. Somente o valor da comissão do leiloeiro será conforme instruções do mesmo (detalhadas sempre no item 9.4 do Edital).