BLOQUEIO

CCR ViaSul realiza içamento de vigas de viaduto na BR-386, em Lajeado

Para a realização da operação será necessário bloquear totalmente a rotatória que dá acesso à Rua Bento Rosa

Na noite desta quinta (17), a partir das 22h, a CCR ViaSul realiza o içamento das quatro vigas do viaduto na altura do km 349 da BR-386, em Lajeado, no Vale do Taquari. Para a realização da operação será necessário bloquear totalmente a rotatória que dá acesso à Rua Bento Rosa.

Além disso, haverá estreitamento de pista, com o tráfego fluindo em somente uma faixa no sentido Sul, para quem segue sentido à Porto Alegre. Todas essas ações deverão ser concluídas até as 6h da sexta (18) e estão sujeitas às condições climáticas.

As intervenções integram o cronograma das obras das faixas adicionais entre Lajeado e Estrela, que visam ampliar a capacidade de tráfego na rodovia entre os municípios. Dessa forma, a Concessionária atua agora no alargamento da estrutura já existente, para, posteriormente, fazer as adequações necessárias que contribuirão com a segurança e a fluidez do trânsito.

Após o içamento das vigas, o cronograma de obras da Concessionária prevê o lançamento das pré-lajes, concretagem, aplicação de CBUQ e execução das juntas de dilatação. Somente após a conclusão dessas etapas é que começa a ser feita sinalização.

A CCR ViaSul informa que suas equipes estarão nas proximidades do trecho orientando os motoristas. Ainda, a sinalização no local será reforçada, porém, é fundamental que os usuários reduzam a velocidade ao aproximarem-se do trecho em obras, respeitando a sinalização.

Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais. Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação.

Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Veja abaixo os locais onde serão realizadas todas as intervenções no trecho das faixas adicionais, entre Estrela e Lajeado

Pontes

Km 349,5 (Rio Taquari)
Km 350 (Arroio Boa Vista)

Viadutos

Km 347 (Acesso à Lajeado pela Rua Senador Alberto Pasqualini)
Km 349,1 (Acesso à Lajeado pela Rua Bento Rosa)
Km 350,5 (Acesso ao Porto de Estrela)

Passarelas

Km 346,2 (Lajeado)
Km 347,9 (Lajeado)

Melhoria de Acesso

Km 348,4 (Lajeado)

Interconexões

Km 346,1 – readequação (ligação com a ERS-130) (Lajeado)
Km 347 – readequação (acesso à Lajeado pela Rua Senador Alberto Pasqualini) (Lajeado)
Km 349,1 – readequação (acesso à Lajeado pela Rua Bento Rosa) (Lajeado)
Km 349,7 – nova (ligação com a ERS-129) (Estrela)
Km 350,5 – readequação (acesso ao Porto) (Estrela)
Km 351,2 – readequação (ligação com ERS-453) (Estrela)