MENOS POLUIÇÃO

Ação realiza reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em Porto Alegre

O Estado do Rio Grande do Sul possui 364 pontos de reciclagem, já em Porto Alegre são 53 pontos de recebimento.

Foto: Getty Images

A ABREE  (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, realiza campanha para arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo.

O ponto de recebimento estará disponível neste sábado (26), das 9h30 às 17h, na Praça Brigadeiro Sampaio. A ação tem como intuito facilitar, estimular e conscientizar a população local sobre a destinação ambientalmente correta dos itens que já não têm mais utilidade e viabilizar a logística reversa destes materiais.

A orientação para as pessoas que desejam descartar os resíduos é de que verifiquem quais equipamentos não estão mais funcionando ou estão obsoletos em casa, recolher todos eles, desde fones de ouvidos a geladeiras, e levar até ao local da campanha.

“Essa parceria com a Prefeitura de Porto Alegre é essencial para mostrarmos para a população que um pequeno ato pode gerar muitas soluções para a região, desde novos ciclos para os materiais reciclados até a geração de novos empregos. Quanto mais pessoas aderirem a esse hábito e forem conscientizadas, mais o meio ambiente será preservado”, explica o presidente executivo da ABREE, Sergio de Carvalho Mauricio.

Impacto positivo

Quando é realizado o descarte correto pela população, é possível diminuir o risco da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias.

Porém, esse processo da logística reversa produz também impacto positivo na economia, com potencial de gerar mais de 10 mil oportunidades de emprego e inserir mais de R$ 700 milhões no mercado, segundo o Governo Federal.

O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques, destaca que este tipo de ação busca a conscientização das pessoas.

“Queremos mostrar à população que cada resíduo precisa ter o destino certo. Só assim, numa parceria entre o Poder Público e as pessoas é que teremos uma cidade mais sustentável, limpa e agradável de se viver”, ressaltou.

Pontos

O Estado do Rio Grande do Sul possui 364 pontos, já na capital gaúcha são 53 pontos de recebimento. No site da ABREE, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP.

Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.