Tornado do tipo Landspout é registrado no Paraná

Os fortes temporais sobre o Paraná trouxeram chuva volumosa, ventania e até mesmo, tornado.

Não é só no Rio Grande do Sul que o tempo está instável. As áreas de instabilidade estão, além do território gaúcho, sobre Santa Catarina e Paraná.

Os fortes temporais sobre o Paraná trouxeram chuva volumosa, ventania e até mesmo, tornado. Diversas pessoas registraram uma nuvem funil nos céus na cidade Paranavaí.

De acordo com a Climatempo, essa nuvem funil, de fato, chega ao solo é um tornado do tipo Landspout. O fenômeno, que não causou destruições, foi registrado na tarde de segunda-feira (10), mas a confirmação ocorreu nesta terça-feira (11). O tornado do tipo Landspout tem intensidade menor que tornados tradicionais.

Conforme a Climatempo, uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica entre o Paraguai e o Brasil ajudando a formar nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Essas nuvens carregadas ainda deixam o tempo instável na maior parte do Rio Grande do Sul nesta terça, ainda há risco de chuva intensa em vários pontos do Estado, principalmente na Região Norte.

Tornado do tipo Landspout que foi registrado no Paraná. Crédito: Reprodução