Notícia

Tecnologia: Porto Alegre terá abrigos de ônibus sustentáveis e com Wi-Fi

A Prefeitura de Porto Alegre comunicou que, nos próximos meses, a capital gaúcha terá 35 abrigos de ônibus com placas fotovoltaicas.

A Prefeitura de Porto Alegre comunicou que, nos próximos meses, a capital gaúcha terá 35 abrigos de ônibus com placas fotovoltaicas e 100 abrigos com Wi-Fi.

Segundo a prefeitura, o anúncio foi feito nesta quarta-feira (19) pela concessionária Eletromídia, responsável pela instalação, gestão e manutenção de 1.507 abrigos de ônibus pelos próximos 20 anos, durante visita do prefeito Sebastião Melo ao Centro Operacional da empresa, instalado no 4º Distrito.

No Centro Operacional, Melo conheceu o modelo sustentável que será instalado nas ruas e o local do monitoramento dos abrigos em tempo real.

“Os desafios da mobilidade são muitos, mas estamos no caminho certo, que é o da parceria. Qualificar o transporte público para otimizar a vida dos passageiros que dependem do serviço é um propósito da nossa gestão sempre tratado como prioridade”, disse o prefeito.

Conforme a prefeitura, no total, serão instalados 75 abrigos sustentáveis. A instalação dos novos abrigos é fruto de uma parceria com o setor privado.

“Mais uma vez Porto Alegre se mostra a Capital das parcerias. Atuamos em diversas áreas e neste contrato o foco é melhorar o transporte público da nossa cidade”, afirma a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

Porto Alegre já tem 50 abrigos instalados. Eles possuem quatro assentos e três tomadas USB, piso podotátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial por LED, proteções superior e lateral contra ventos e chuvas, informações sobre as linhas, além de três faces publicitárias.

Além disso, conforme a prefeitura, 180 abrigos de ônibus terão painel de próxima chegada e 100 câmeras de segurança.

porto alegre prefeito
O prefeito, Sebastião Melo, visitou, na manhã desta quarta-feira (19), o Centro Operacional da Eletromídia. Foto: Alex Rocha/PMPA