Seu Jorge se manifesta em vídeo sobre caso de racismo em show em Porto Alegre

Na gravação, Seu Jorge cita os ataques racistas do público presente, agradece o apoio que recebeu e disse que a luta contra o preconceito continua

O cantor, compositor e ator Seu Jorge, publicou um vídeo na noite desta segunda-feira (17), onde comenta os ataques racistas que sofreu durante um show seu realizado no último dia 14 de outubro no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. O show onde ocorreram os ataques era de reinauguração do Salão União. Ele passou por reformas.

Relatos de pessoas presentes dão conta de que o crime teria ocorrido na hora do chamado “bis”, quando o artista sai do palco e retorna para uma última música. Antes disso, Seu Jorge havia citado uma música dos Racionais MC’s e feito um comentário sobre maioridade penal. Os ataques ocorrem na sequência destas manifestações. Em seguida, Seu Jorge retornou ao palco, falou sobre amor e apenas agradeceu.

Na fala desta segunda-feira, com uma bandeira do Rio Grande do Sul ao fundo, Seu Jorge cita os ataques racistas do público presente, e afirma não ter reconhecido a cidade que aprendeu a amar e respeitar. O artista disse ainda ter presenciado “muito ódio gratuito e muita grosseria racista”. Por fim, ele agradeceu o apoio que recebeu e disse que a luta contra o preconceito continua.

Também veio a público um vídeo do momento da apresentação, ao qual a Polícia Civil teve acesso, onde é possível ouvir gritos de “macaco”, além de imitações do animal. Além desse material, os investigadores afirmam ter solicitado ao Grêmio Náutico União, em até três dias, as imagens das câmeras de segurança do clube no momento em que ocorrem as ofensas. A Polícia irá ouvir também as pessoas que estiveram presentes no local.

Em nota, o Grêmio Náutico União disse estar apurando internamente os fatos ocorridos. E concluiu que, caso comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsabilizados.

Confira na íntegra o vídeo com a manifestação de Seu Jorge, publicado no canal do artista: