Semana começa com frio e pancadas de chuva no RS

O tempo vai ficar dividido no Rio Grande do Sul nesta segunda. No Sul, o frio ganha força e há chance de geada. No Norte, é o tempo instável que predomina.

A tendência de tempo instável deve prosseguir no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (10). Além disso, uma massa de ar frio começa atuar no RS, deixando as temperaturas abaixo da média para esta época do ano.

Nesta segunda, o dia começa com frio em grande parte do Estado. Há possibilidade de geada na região da Campanha e na região Central do Estado, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Algumas áreas do Norte e Leste, no entanto, seguem com muita umidade. Chove já desde cedo nas áreas de divisa com Santa Catarina e, em Porto Alegre, a chuva vai ganhando força na parte da tarde, segundo a previsão.

Há risco de chuva forte e acumulados pontualmente elevados entre o Norte e o Nordeste gaúcho, especialmente nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina.

As temperaturas variam pouco na metade Norte, por conta da nebulosidade, mas se elevam significativamente na metade Sul, onde o tempo firme predomina.

Na terça-feira (11), uma área de baixa pressão ganha força e mantém aschuvas na metade Norte e na faixa Leste do Estado. A tendência é que as chuvas sigam na faixa Norte e litorânea na quarta (12), devido ao fluxo de umidade do oceano.