Agora no Tempo

Rio Grande do Sul recebe alerta laranja para tempestade

Um novo alerta de tempestade para o território gaúcho foi emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Conforme o órgão, o tempo instável pode ocorrer entre hoje (26) e amanhã (27), em áreas do Rio Grande do Sul.

Conforme o órgão, o acumulado de chuva pode chegar a 100 mm em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo. Estão sob a advertência as regiões da Fronteira Oeste (onde já chove desde o início da manhã), Campanha, região Central, região Sul e parte da Costa Doce, além de parte da região Noroeste (veja no mapa abaixo).

O alerta laranja é válido até as 3h da manhã desta quinta-feira (27).

Ontem, a advertência era na cor amarela, o que indicava potencial de perigo. Esse aviso foi atualizado para possibilidade de chuvas intensas entre o Noroeste, Norte, Serra, Litoral Norte, região Central, Vales e região metropolitana.

Alerta laranja de tempestade e amarelo para chuvas intensas emitidos pelo INMET. Foto: INMET / divulgação

Previsão do tempo

O avanço de uma frente fria provoca o aumento de nebulosidade ao longo do dia. A frente fria causa chuva no Estado nesta quarta. Segundo a previsão, a chuva começa durante a tarde na Região Oeste.

Ela se espalha ainda nesta quarta para as outras regiões. Além de chuva, há um grande risco de temporais isolados pelo Rio Grande do Sul nesta quarta.

Conforme a previsão, há possibilidade de vento e de queda de granizo na Região Sul, na Fronteira Oeste, na Campanha, na Região Central e nas Missões.