Notícia

Projeto de reciclagem de bitucas de cigarro fará ação em Santa Cruz do Sul

A ação será realizada no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul.

Durante a Semana do Meio Ambiente do município de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, em junho deste ano, a JTI (Japan Tobacco International), a Poiato Recicla, projeto Lixo Zero e a prefeitura lançaram, uma parceria que tem trazido benefícios a toda sociedade: projeto que promove o descarte correto e reciclagem das bitucas de cigarro.

Agora, para continuar a interação e conscientização do público em geral sobre a importância de destinar corretamente os resíduos de cigarros, o Parque da Oktoberfest receberá neste sábado (22), a partir das 10h, um estande que contará com exposição de artesanato produzido por meio da reciclagem das bitucas, distribuição de materiais informativos.

As ações serão realizadas por pessoas que fazem parte do Programa Voluntários do Bem, da JTI, e integrantes do projeto Lixo Zero.

Para Coretti de La Cava Junior, diretor de Sustentabilidade da JTI, a mudança de hábito no descarte dos resíduos de cigarro é importante e deve ser pautada no comprometimento de todos os setores da sociedade.

“Assim como o cinto de segurança se tornou obrigatório há um tempo e hoje ninguém se imagina num carro sem, a preocupação com o descarte correto das bitucas também passará a fazer parte do dia a dia dos consumidores de cigarros”, afirma.

Com a parceria, as bitucas são transformadas em papel artesanal reciclado, trabalhos de educação ambiental, além da geração de renda para a comunidade.

Bituca de cigarro (Reprodução: Canva)
Bituca de cigarro (Reprodução: Canva)