PODCAST

Ouça no Meio-Dia: o esquema que usava cartões clonados para compras por app e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 27 de outubro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Cerca de 50 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul. Isso devido aos temporais que atingiram o Estado. A CEEE Equatorial informou que 33 mil pontos ficaram sem luz. Já na área da RGE, foram 17 mil. As áreas afetadas estão localizadas na Campanha, na Região Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Vale do Sinos e na cidade de Santa Rosa.

Nesta quinta-feira, uma massa de ar seco volta a predominar no Rio Grande do Sul. Pode chover em forma de pancadas somente na Serra, na Região Metropolitana, no Litoral Norte e no Norte do Estado. Nas demais áreas do território gaúcho, a massa de ar seco vai predominar ao longo do dia. Durante a tarde, fará calor em diversas cidades. Em Porto Alegre, a nebulosidade predomina e há possibilidade de pancadas de chuva nesta quinta, com máxima de 28°C. Na sexta-feira, uma área de alta pressão deixa o tempo estável em todo o Estado. Haverá sol e temperaturas elevadas no período da tarde. A tendência é que chova em áreas da metade norte no sábado. No domingo, as precipitações ganham força, devido a uma nova frente fria que adentra no Estado.

Uma investigação de cerca de três meses da Polícia Civil resultou na descoberta de um esquema criminoso que utilizava cartões clonados para comprar produtos via aplicativo e depois revende-los com um preço abaixo do mercado. A investigação até agora já sabe que os criminosos realizaram mais de 2,3 mil compras pela plataforma usando mais de 200 CPFs. O caso ocorreu sobretudo na Região Metropolitana de Porto Alegre. Estima-se que os criminosos tenham causado um prejuízo de R$ 2 milhões a supermercados do Estado. A investigação conseguiu localizar, nesta quinta-feira, parte desses produtos em um depósito, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Além disso, na última segunda-feira, na casa dos suspeitos foram apreendidos computadores, celulares, documentos e produtos vindos do crime. A polícia já conseguiu identificar os suspeitos. Os nomes deles, porém, não foram divulgados. O trabalho da investigação agora é de apurar todos os envolvidos, tanto na clonagem dos cartões, quanto pelo golpe e a receptação. Os crimes investigados são de receptação, estelionato e falsidade ideológica.

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 8,7% no trimestre móvel de julho a setembro de 2022. O resultado foi divulgado pelo IBGE e indica um recuo 0,6 ponto percentual na comparação com o trimestre de abril a junho também deste ano. A população desocupada agora é de 9,5 milhões de pessoas, o menor nível desde o trimestre terminado em dezembro de 2015. No trimestre, a queda é de 6,2%, e no ano de 29,7%. A população ocupada no Brasil neste momento é de 99,3 milhões de pessoas, o que representa um recorde da série iniciada em 2012. Uma alta de 1,0% em relação ao trimestre anterior e de 6,8% no ano. O resultado também é influenciado pela taxa de informalidade, que foi de 39,4% da população ocupada. No trimestre anterior, o índice havia sido de 40,0% e 40,6% no mesmo trimestre de 2021. O número de trabalhadores informais chegou a 39,1 milhões.

O período de inscrições para a matrícula de alunos novos e transferência na Educação Infantil da rede de ensino de Porto Alegre começa na próxima terça-feira. O prazo diz respeito ao ano letivo de 2023 e vai até 30 de novembro de 2022. Podem participar do processo crianças com até 5 anos e 11 meses de idade. Esta faixa etária deve ter sido completada até 31 de março de 2023. Para realizar as inscrições, pais e/ou responsáveis podem acessar um formulário disponível no site da Prefeitura. Escolas municipais de Porto Alegre e a sede da Smed, na rua dos Andradas, 680, também funcionam como postos de inscrição, com atendimento em horário comercial. No ato da inscrição, um documento importante é a certidão de nascimento da criança. Além disso, caso a família receba o Auxílio Brasil, o número do NIS é obrigatório. A prefeitura aconselha também, ter em mãos o comprovante de residência e documento de identificação do adulto. Quem quiser solicitar a transferência de escola também deve fazer a inscrição no mesmo prazo. A divulgação dos resultados será feita em 5 de dezembro deste ano, nas próprias escolas. O período de matrícula dos contemplados com vaga vai de 5 a 12 de dezembro de 2022.