PODCAST

Ouça no Meio-dia: operação do MP contra reprocessamento de próteses ortopédicas e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 26 de outubro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Ministério Público do Rio Grande do Sul cumpriu mandados de busca e apreensão em nove locais na manhã desta quarta-feira como parte de uma investigação de crimes contra as relações de consumo e contra a saúde pública. É apurada a prática de reprocessamento de próteses ortopédicas, o que é proibido pelo fabricante dos materiais. A Operação Titanium ocorre em 11 municípios do Rio Grande do Sul. Além dos mandados cumpridos pelo MP, a Secretaria Estadual da Saúde fiscalizou 13 hospitais. Foram apreendidos na operação telefones celulares e grande quantidade de materiais ortopédicos vencidos e reprocessados. Segundo o MP, estas práticas podem ser tipificadas como crimes contra as relações de consumo e contra a saúde pública. Além disso, pode ser configurada formação de organização criminosa.

Uma mulher morreu após ter sido baleada na noite de terça-feira, em Porto Alegre. O caso ocorreu na Vila Funil, no bairro Camaquã, zona sul da Capital gaúcha. Conforme a Polícia Civil, a vítima estava em um terraço quando foi atingida por disparos de arma de fogo. Lidiane Moraes de Quadros não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As primeiras informações adicionadas ao inquérito policial não conseguiram identificar a autoria do crime. A motivação para a morte da mulher também é desconhecida. A Polícia Civil investiga o caso.

Um serviço do Dmae vai causar interrupção no abastecimento de água em Porto Alegre a partir das 6h desta quinta-feira. Os bairros atingidos serão Aberta dos Morros, Belém Novo, parte do Belém Velho, Boa Vista do Sul, Campo Novo, parte do Chapéu do Sol, parte do Espírito Santo, parte do Extrema, parte do Hípica, parte de Ipanema, parte do Lajeado, Lami, Ponta Grossa, parte do São Caetano, e parte do Vila Nova. O trabalho é de conserto do vazamento da adutora de recalque da Estação de Bombeamento de Água Tratada Boa Vista, na avenida Juca Batista. Também será trocado um registro dentro da estação. A previsão é de restabelecer o abastecimento de água a partir da madrugada de sexta-feira. A prefeitura ressalta que a programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

Eleitores de todo o país têm até sábado para baixar ou atualizar o e-título. Este recurso é um documento eletrônico de identificação que serve como substituto da versão impressa do título de eleitor. É possível baixar o e-título no celular. Se ele estiver atualizado e com foto, poderá ser apresentado no momento da votação. Nele é possível consultar também o local de votação. Através do e-título, ainda, pode-se acessar alguns serviços como justificativa de ausência às urnas, emissão de certidão de quitação eleitoral, entre outros. O Tribunal Superior Eleitoral orienta os eleitores a baixar ou atualizar o e-Título o mais rápido possível. Isso porque no dia da eleição não será possível resolver eventuais problemas com o uso do aplicativo. O download do aplicativo e-Título é gratuito. Ele pode ser feito em celulares e tablets, para os sistemas Android e iOS, via App Store e Google Play.

A chuva chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A previsão do tempo aponta que, antes das precipitações, o Estado vai ter, ainda, sol e calor no período da tarde. As temperaturas elevadas atingem principalmente a Região Central e a Região Norte, onde a máxima passa de 35°C. Em Porto Alegre, o tempo fica firme, com máxima de 33°C. A área de instabilidade chega na Capital no começo da noite e pode provocar chuva. Antes de chegar a Porto Alegre, a frente fria adentra o território gaúcho durante a tarde. Em um primeiro momento, deve chover na Região Oeste. Depois, a frente fria se espalha ainda nesta quarta-feira para as outras regiões. Existe o risco de ocorrerem precipitações em forma de temporais isolados pelo Rio Grande do Sul. Conforme a previsão, existe a possibilidade de vento e de queda de granizo na Região Sul, na Fronteira Oeste, na Campanha, na Região Central e nas Missões. Na quinta-feira, as instabilidades ainda atuam na faixa Norte, mas no decorrer da noite já se afastam do Estado. A tendência é que a semana termine com tempo firme e com temperaturas elevadas, especialmente à tarde.