PODCAST

Ouça no Meio-Dia: a elevação das temperaturas antes da chegada da chuva e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 25 de outubro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Civil encontrou um depósito de drogas e apreendeu grande quantidade de entorpecentes, na noite de segunda-feira, em Porto Alegre. O quarto de uma pensão era utilizado para armazenagem de mais de 30 quilos de cocaína, insumo para preparação da droga e maconha no bairro Glória, na zona sul. A investigação da Polícia Civil iniciou após denúncias anônimas sobre movimentação atípica no local. Conforme os relatos enviados à polícia, um dos quartos alugados apresentava movimento de pessoas apenas no turno da noite. Na noite de segunda-feira, os policiais obtiveram um mandado judicial para ingressar no imóvel. Ao adentrar nas dependências para verificar o teor das denúncias, os policiais perceberam o odor de maconha. Dentro do quarto de pensão, os policiais encontraram farta quantidade de drogas e de insumos para produção de entorpecentes. A investigação prossegue para identificar e responsabilizar os membros da organização criminosa responsável pelos entorpecentes.

Um homem de 42 anos foi preso preventivamente suspeito de matar a companheira a facadas. O caso ocorreu no sábado, em Veranópolis, na Serra gaúcha. A prisão foi efetuada na segunda-feira. A vítima tinha 51 anos. Segundo a investigação, a motivação do crime teria sido ciúmes. Devido a este fato, o crime deverá ser enquadrado como feminicídio. O suspeito já tinha uma medida protetiva contra ele que havia sido concedida para a vítima. Porém, ela voltou a se relacionar com o homem. A prisão havia sido pedida à justiça já no sábado, mas só foi autorizada na segunda-feira.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA-15, para outubro, foi de 0,16%. O índice é considerado a prévia da inflação do país. Em setembro, o índice havia registrado queda de -0,37%. Agora, o IPCA-15 volta a registrar alta. Assim como no mês anterior, somente três dos nove grupos do IPCA-15 tiveram queda de preços. Em outubro, essas retrações foram em Transportes (-0,64%), Comunicação (-0,42%) e Artigos de residência (-0,35%). No lado das altas, as maiores variações vieram de Vestuário (1,43%) e Saúde e cuidados pessoais (0,80%). No ano, o IPCA-15 acumula alta de 4,80% e, em 12 meses, de 6,85%. O resultado está abaixo dos 7,96% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em outubro de 2021, a taxa foi de 1,20%.

A partir desta terça-feira, eleitores não podem ser presos ou detidos. A exceção são casos de “flagrante delito” ou em função de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. A medida está prevista no Código eleitoral. Ela vale até 48 horas após o segundo turno das eleições. Outra situação que justifica a prisão se refere a casos em que pessoas impeçam o direito de outras pessoas transitarem livremente. Em uma eventual prisão, o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente. Caberá a ele verificar a ilegalidade ou não da detenção. A prisão para membros das mesas receptoras e fiscais de partido também só podem ocorrer em flagrante delito.

A massa de ar seco segue predominando no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O tempo fica firme no Estado. Após uma manhã de temperaturas amenas, à tarde o calor ganha força no Estado. Na Fronteira Oeste, na Região Noroeste e no Norte, as temperaturas passam dos 30°C. Em Porto Alegre, o tempo fica firme e seco, com máxima de 27°C. Na quarta-feira, entre a manhã e a tarde, existe o risco de chuva forte e temporais isolados, especialmente na Campanha, no Noroeste e na região Sul. Este quadro é provocado pelo avanço de uma frente fria que chega pelo sul e se espalha pelas demais regiões ao longo dia. A tendência é que, na quinta-feira, as instabilidades se afastem gradualmente.