PODCAST MEIO-DIA

Ouça no Meio-Dia: as investigações no caso de racismo contra Seu Jorge e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 19 de outubro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Está marcado para esta quarta-feira o início das oitivas, por parte da Polícia Civil, das pessoas presentes no show do cantor Seu Jorge, na última sexta-feira, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Na ocasião, o artista foi alvo de ofensas racistas por parte do público presente. O objetivo da investigação é encontrar os autores do crime. Além de ouvir testemunhas, a Polícia espera receber mais imagens da apresentação. Tanto das câmeras de segurança do clube, quanto de quem esteve no local. Na terça-feira, o Ministério Público do Rio Grande do Sul instaurou procedimento investigatório para apurar o caso. O MP afirma que vai solicitar à direção do clube informações, mídias e demais instrumentos de prova relacionados com os fatos. O Ministério Público, diz, ainda, que vai acompanhar as investigações da Polícia Civil para analisar as provas e as condutas dos envolvidos. Também é cogitado o compartilhamento de provas.

Dois homens foram mortos em um ataque a tiros ocorrido na noite de terça-feira, em Porto Alegre. O crime ocorreu na Vila Cruzeiro, zona sul da Capital. De acordo com a Brigada Militar, os dois homens que foram mortos estavam dentro de um bar. Três homens armados desceram de um carro e invadiram o local. Disparos de arma de fogo foram realizados a esmo. Um dos homens foi baleado e morreu na frente do estabelecimento comercial. O outro tentou fugir para uma casa ao lado, mas não resistiu aos ferimentos causados pelos tiros e também morreu. Para a polícia, o crime tem relação direta com o tráfico de drogas.

Uma adutora de água da Corsan se rompeu em Alvorada, na região metropolitana, na madrugada desta quarta-feira. O dano causou alagamento em uma avenida da cidade. Houve vazamento de água e danos no asfalto na avenida Getúlio Vargas, próximo à parada 52, no Centro do município. Um poste que é utilizado para a iluminação pública foi afetado e corre o risco de cair. Mais de 30 bairros são afetados pelo problema na rede de distribuição. O fornecimento foi cortado para que equipes da Corsan possam fazer um reparo. Ainda não há previsão de quando o abastecimento será totalmente restabelecido. A Corsan alerta que poderão ocorrer oscilações na pressão da água e a normalização do abastecimento se dará gradualmente. Em decorrência de imprevistos na execução do serviço, a previsão de normalização do abastecimento pode sofrer alterações.

O trânsito e o transporte de Porto Alegre passam por alterações nesta quarta-feira. O motivo é uma manifestação marcada para hoje, no Centro da Capital. As avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho têm previsão de bloqueio para a passagem da caminhada. Além disso, aproximadamente 60 linhas de ônibus que possuem terminais na região serão desviadas. Os motoristas que se deslocam para o Centro pela avenida João Pessoa têm a opção de dobrar a direita na rua Prof. Annes Dias. Outra alternativa é acessar a região central pela rua Dr. Flores. Já os motoristas que se deslocam a partir da zona sul pela Praia de Belas podem dobrar à esquerda na av. Aureliano Figueiredo Pinto e chegar ao Centro pela av. Siqueira Campos. Outra opção é dobrar à direita ao lado do Viaduto dos Açorianos, acessar a Loureiro e, depois, no Túnel da Conceição. Segundo a prefeitura, não há horário certo para os bloqueios. A EPTC vai monitorar a região e realizar os bloqueios conforme necessidade.

O tempo segue instável em parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Existe o risco de temporal com granizo na Região Noroeste, na Região Norte e na Serra. Já na Campanha, na Fronteira Oeste e na Região Central do Estado o tempo fica firme. Nas outras regiões do Rio Grande do Sul, ocorre chuva e garoa desde a madrugada. O dia começou com um pouco de frio no Estado. Porém o calor vai ganhar força durante a tarde na Fronteira Oeste, na Região Central, na Região Noroeste e no Norte do território gaúcho. Em algumas cidades destas regiões a temperatura passa de 30°C. Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens, com máxima de 26°C. Na quinta-feira, o tempo permanece instável com risco de temporais e rajadas de vento pontuais na metade Norte e na Campanha. A tendência é que as chuvas sigam fortes na sexta-feira e as rajadas de vento se intensifiquem.