Ouça no Meio-Dia: a queda da atividade econômica em agosto e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 17 de outubro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Uma criança de 2 anos morreu após ser levada pelo padrasto desmaiada e com sinais de violência para atendimento médico. O caso ocorreu na última sexta-feira, em Cidreira, no Litoral Norte. Quando percebeu os sinais de violência, a equipe que prestou atendimento contatou a Brigada Militar. Segundo o boletim de ocorrência, houve tentativa de reanimar a criança, mas ela não reagiu. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a morte. Segundo a Polícia, a causa da morte será confirmada após necropsia realizada pelo Instituto-Geral de Perícias. Como o corpo apresentava sinais de violência, o nome da criança não será divulgado. A determinação consta no Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

Um menino de 9 anos está internado em estado grave no HPS de Porto Alegre após ter sido baleado na cabeça. O caso ocorreu em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A criança estava dentro de um carro na rua Valparaíso, no bairro Santo Afonso. Foi quando os ocupantes de um Chevrolet Prisma passaram atirando contra um Peugeot 207, que estava estacionado na rua. O menino, que estava na companhia de um tio em um Volkswagen Gol, foi baleado na cabeça. A suspeita é de que ele tenha sido alvo de bala perdida. O menor foi encaminhado para o Hospital Municipal de Novo Hamburgo, mas por causa da gravidade do ferimento, foi encaminhado para a Capital. Ele foi submetido a cirurgia. O motorista do Peugeot, que seria alvo dos atiradores, foi ferido no braço. O Prisma usado no ataque a tiros foi encontrado incendiado.

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o número de viagens de 25 linhas de ônibus nos dias úteis. A mudança vale a partir desta segunda-feira. Segundo a Prefeitura, o objetivo é reforçar as viagens no período da noite. A medida atende pedido do Sindicato da Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre. Confira as linhas que passam por alterações em Agoranors.com. Detalhes sobre as mudanças estão disponíveis também no site da EPTC. Outro serviço está disponível no aplicativo do Cartão Tri. Nele, os usuários do transporte coletivo podem verificar a localização dos ônibus e conferir quais as linhas passam em cada ponto em tempo real. Basta selecionar GPS para ser direcionado ao Cittamobi.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-BR, teve retração de 1,13% em agosto deste ano. O indicador é considerado a prévia do PIB do país. A queda tem como parâmetro o mês anterior. O cálculo é feito com ajuste sazonal, recurso utilizado para permitir comparação entre períodos diferentes. Segundo o Banco Central, essa foi a maior queda em um mês desde março de 2021. Na ocasião, foi registrada uma queda de 3,6%. O resultado negativo pôs fim também a dois meses de expansão do indicador.

As áreas de instabilidade seguem atuando sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Existe a previsão de pancadas de chuva no Estado. As instabilidades deixam o tempo nublado em território gaúcho, e o sol aparece entre nuvens no Estado. A chuva vem de forma irregular. As precipitações ocorrem na Região Sul, na Campanha, Região Metropolitana e Litoral Norte. Além disso, existe a possibilidade de rajadas de vento no Estado, principalmente na Região Sul, na Região Metropolitana e no Litoral. Em Porto Alegre e Canoas, há muitas nuvens nesta segunda-feira e existe a previsão de pancadas isoladas de chuva, com máxima de 21°C. O dia começou com um pouco de frio em território gaúcho. Ao longo do dia, a temperatura fica amena. Depois, no começo da noite, a sensação de frio aumenta em várias cidades gaúchas. Na terça-feira, a baixa pressão se desloca pelo Rio Grande do Sul. O tempo fica instável na maioria das regiões gaúchas, com chance de acumulados pontualmente elevados de chuva no Norte, Nordeste e Sul do Estado. A tendência é que o tempo continue instável na faixa norte e região Sul na quarta-feira.