Ouça no Meio-Dia: o novo prazo para atualização do CadÚnico e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 14 de outubro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A partir da meia-noite do próximo domingo, terá início a cobrança de pedágio nas três novas praças de pedágio da RSC-287. Elas ficam nos municípios de Taquari, Paraíso do Sul e Santa Maria. O valor da tarifa será de R$ 4,10 para carros de passeio e R$ 2,10 para motos. Com a implantação, o trecho entre Tabaí e Santa Maria passa a ter cinco pedágios. Além das novas praças, já existem a de Venâncio Aires e a de Candelária. Em todas elas, haverá pista exclusiva para cobrança automática, em ambos os sentidos. Poderão utilizar a pista automática exclusiva também, sem a necessidade de parar nas cancelas manuais, veículos isentos que estejam cadastrados na concessionária que administra a via.

Um homem de 42 anos foi morto a tiros na noite desta quinta-feira em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Conforme a Polícia Civil, a motivação do crime ainda é desconhecida. A principal suspeita é de homicídio. O crime ocorreu no início da noite na Avenida Barnabé, no bairro Parque dos Eucaliptos. O autor dos disparos estava dentro de um carro com o qual abordou a vítima, que trabalhava com um guincho. O homem morreu no local. A Polícia Civil busca imagens de câmeras de segurança para dar andamento às investigações.

Um bombeiro foi atropelado quando trabalhava no atendimento de um incêndio, na madrugada desta sexta-feira. O fato ocorreu na zona sul de Porto Alegre. O sinistro, provocado por um curto-circuito momentos depois de um furto de cabos no local, havia atingido uma farmácia, localizada na Rua Pereira Neto, no bairro Tristeza. O bombeiro ficou ferido e foi encaminhado para atendimento pelo Samu. Segundo relatos, ele teve ferimentos nas pernas. O atropelamento ocorreu no momento em que um funcionário do estabelecimento, a pedido dos bombeiros, retirava o veículo da garagem do estabelecimento. Quando ele realizava a manobra, ele atropelou o bombeiro, que ficou preso entre o veículo e um caminhão dos bombeiros que estava estacionado em frente à farmácia. O fogo foi controlado nas primeiras horas da madrugada. O criminoso que roubou os cabos foi detido por equipes de segurança do prédio.

O governo federal voltou a prorrogar o prazo para revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único, o CadÚnico. O beneficiário teria até esta sexta-feira (14) para fazer a atualização. Agora, os contemplados terão mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios. Hoje pela manhã, mesmo com a ampliação do prazo, houve registro de filas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em Porto Alegre, para realizar a atualização. O procedimento é solicitado para os beneficiários que estão há mais de dois anos sem nenhuma alteração. Ao todo, o procedimento engloba oito milhões de famílias. O governo federal destaca que esse processo é importante, pois Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

A passagem de uma frente fria vai provocar nebulosidade no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Existe a previsão de pancadas de chuva na Serra e já houve registro de rajadas de vento em alguns pontos do território gaúcho desde a madrugada de hoje. Quanto às temperaturas, após uma manhã de frio e bastante nuvens no Estado, o sol aparece principalmente na Fronteira Oeste à tarde. Ao longo do dia a temperatura fica amena na maior parte do Estado. As temperaturas se elevam um pouco mais na Região Central e na Região Noroeste. Em Porto Alegre, a nebulosidade predomina e o sol aparece entre nuvens, com máxima de 20°C. No sábado, uma área de baixa pressão favorece novamente o avanço das instabilidades pela fronteira oeste, se espalhando para a maioria das regiões no decorrer do dia. A tendência é que as chuvas sigam na metade leste e no Noroeste gaúcho no decorrer do domingo.