Ouça no Meio-Dia: o tempo instável no Estado e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 13 de outubro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Famílias que se enquadram nos requisitos do programa SOS Estiagem têm acesso ao benefício de R$ 1 mil a partir desta quinta-feira. O valor, em parcela única, estará disponível em todas as agências do Banrisul durante o período de 80 dias. Este programa foi construído pelo governo do Estado a partir da constatação de perdas no campo provocadas pela escassez hídrica na última safra de verão. O SOS Estiagem repassará o apoio financeiro àquelas famílias que residirem em algum município que tenha declarado situação de emergência ou de calamidade pública em função da estiagem, entre dezembro de 2021 e 31 de março de 2022. Neste primeiro momento, poderão sacar o benefício 12.978 assentados da Reforma Agrária, ribeirinhos, quilombolas e indígenas residentes em áreas rurais, com inscrição ativa no Cadastro Único. Para saber se está apto a receber o auxílio, o público a quem o programa se direciona deverá fazer a consulta no site do programa com o número de CPF. Para sacar o auxílio, o beneficiário deverá se dirigir até uma agência do Banrisul, onde deverá apresentar documento de identificação com foto e o número do CPF.

A Universidade Federal de Pelotas, a UFPel, está com mais de 2,5 mil vagas em 69 cursos de graduação para candidatos que já tenham vínculo com a educação superior. As inscrições são gratuitas e vão até sexta-feira. O critério de seleção obedece às modalidades de processo de transferência, reingresso, reopção, portador de diploma e retomada de estudos. Os candidatos serão classificados a partir do maior número de disciplinas a serem aproveitadas pelo curso pretendido. Todas as modalidades concorrem igualmente. Haverá reserva de vagas, nos mesmos percentuais de cotas adotadas pela UFPel no SiSU. Há vagas reservadas também para quilombolas e indígenas que tenham ingressado por meio de processos seletivos especiais voltados para estes grupos.

Um homem de 43 anos, natural de Arvorezinha, foi preso em uma ação da Polícia Rodoviária Federal na noite de quarta-feira, na BR-290, em Eldorado do Sul, na região metropolitana. O indivíduo estava embriagado, dirigia perigosamente pela rodovia e estava transportando uma arma de fogo. O revólver calibre 38 estava com duas munições intactas e outras quatro já deflagradas. No carro, também foram encontrados mais de R$ 3.500 sem procedência. Foi dada voz de prisão em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo e embriaguez ao volante. O indivíduo já tinha passagens pela Polícia por porte ilegal de arma de fogo, ameaça e violação da suspensão do direito de dirigir.

A Rússia lançou três drones chamados de “kamikazes” contra os arredores de Kyiv, capital da Ucrânia, nesta quinta-feira. A informação foi divulgada pelo governo ucraniano. Até o fechamento desta edição do Meio-Dia, não havia registro de vítimas. Os drones kamikazes atingiram a infraestrutura da cidade de Makariv, localizada a cerca de 50 quilômetros a oeste de Kyiv. Como o nome sugere, a aeronave se autodestrói quando lançada contra seus alvos. A estratégia tem sido utilizada pela Rússia para resistir à tentativa da Ucrânia de recuperar territórios. A aeronave não tripulada é de fabricação iraniana. Porém, o governo do Irã nega o fornecimento da tecnologia à Rússia.

O tempo volta a ficar instável em parte do Rio Grande do Sul ao longo desta quinta-feira. Uma frente fria avança e provoca o aumento de nebulosidade em várias áreas do Estado. Conforme a previsão, há risco de rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h na Região Sul, na Campanha, na Região Metropolitana e na Serra. Além disso, a frente fria provoca pancadas de chuva na Serra e no Norte do Rio Grande do Sul. Na Região Sul e na Fronteira Oeste o sol vai predominar, mas nas outras áreas haverá maior nebulosidade. Quanto às temperaturas, a quinta começou com frio no Estado, mas a variação térmica vai ser o destaque em várias cidades gaúchas. O calor vai ganhar força na Fronteira Oeste, na Região Central, na Região Noroeste e na Região Norte. Segundo a previsão, nessas áreas a temperatura vai chegar perto dos 30°C durante a tarde desta quinta. Em Porto Alegre e Canoas, o tempo fica firme, mas há chance de rajadas de vento, com máxima de 26°C. Na sexta-feira, a frente fria continua se deslocando lentamente, mantendo as condições de chuva fraca na faixa Norte do Estado e favorecendo o declínio das temperaturas. A tendência é que as instabilidades retornem a boa parte das regiões no final de semana.