Ouça no Meio-Dia: o ataque a mísseis na Ucrânia e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 10 de outubro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Pelo menos seis voos para embarque e três para desembarque foram cancelados no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira, ainda como consequência do incidente aeronáutico que causou o fechamento do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no domingo. Os passageiros estão sendo realocados para voos que vão para Guarulhos. Devido ao fato de não ter gestão sobre os procedimentos que as companhias aéreas adotam com os passageiros, a Fraport, concessionária que administra o aeroporto Salgado Filho, disse que a situação deve ser verificada com as empresas. O acidente, ocorrido por volta das 13h30, causou o fechamento da pista principal do aeroporto. O pneu do trem de pouso de um avião de pequeno porte estourou e a aeronave quase caiu do barranco que separa a pista da avenida Washington Luís, uma das mais movimentadas da cidade. Até o fim da tarde, dezenas de chegadas e decolagens haviam sido canceladas.

Um usuário de um aplicativo de relacionamentos direcionado ao público LGBTQIA+ foi agredido e roubado, na última quinta-feira, em Porto Alegre. A Polícia Civil investiga o caso através da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância da Capital. Segundo a investigação, o homem marcou o encontro em sua casa com dois homens. Mas quando chegaram ao local, os dois amordaçaram e amarraram o jovem. Em seguida, exigiram que a vítima fizesse uma transferência a uma conta bancária via pix. Também foram roubadas uma quantia em espécie e uma caixa de som. O rapaz também ficou ferido após ser agredido com coronhadas e socos no rosto. Ele não precisou ser internado e passa bem.

Um homem morreu em uma colisão entre carro e caminhão na Rota do Sol, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari. O acidente de trânsito foi registrado por volta das 8h10 da manhã. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar, houve uma colisão entre um Toyota Etios e um caminhão Mercedes-Benz Atego no quilômetro 21 da RSC-453. Com a violência do impacto, os dois veículos foram parar fora da pista. O condutor do carro morreu no local. Ele não teve a identidade divulgada. A passageira do veículo foi socorrida com ferimentos para uma unidade de pronto-atendimento. O motorista do caminhão também foi encaminhado para atendimento, pois o veículo tombou às margens da rodovia. Segundo testemunhas, a colisão ocorreu durante uma tentativa de ultrapassagem do carro.

Ao menos 10 civis foram mortos e cerca de 60 feridos em uma série de explosões registradas na Ucrânia nesta segunda-feira. Entre os alvos está a capital, Kyiv, que não era alvo de ataques desde 26 de junho. O ataque, com ao menos 80 mísseis, ocorre dois dias depois da explosão na ponte da Crimeia, que deixou ao menos três mortos. Pelo menos 10 explosões foram ouvidas na capital ucraniana desde o início da manhã desta segunda-feira, e vídeos publicados na internet mostram colunas de fumaça negra em diversas zonas da cidade. Em Kharkiv, a queda de três mísseis causou danos em infraestruturas de fornecimento elétrico. O fornecimento de eletricidade e água em algumas áreas da cidade está interrompido. Uma reunião do G7, com a presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi convocada para esta terça-feira. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, por sua vez, afirmou que os bombardeios miraram “infraestruturas energéticas” da Ucrânia e alertou que a Rússia dará respostas “duras” caso seja atacada por Kiev.

A tendência de tempo instável deve prosseguir no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Algumas áreas do Norte e Leste seguem com muita umidade. Choveu desde cedo nas áreas de divisa com Santa Catarina e, em Porto Alegre, a chuva vai ganhando força na parte da tarde, segundo a previsão. Além disso, uma massa de ar frio começa atuar no Estado, deixando as temperaturas abaixo da média para esta época do ano. Nesta segunda, o dia já começou com frio em grande parte do território gaúcho. As temperaturas variam pouco na metade Norte, por conta da nebulosidade, mas se elevam significativamente na metade Sul, onde o tempo firme predomina. Na terça-feira, uma área de baixa pressão ganha força e mantém as chuvas na metade Norte e na faixa Leste do Estado. A tendência é que as chuvas sigam na faixa Norte e litorânea na quarta-feira, devido ao fluxo de umidade do oceano.