Ouça no Meio-Dia: as matrículas para rede de ensino da Capital e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 06 de outubro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Começou o período de rematrícula para o ano letivo de 2023 dos estudantes da rede de ensino do município de Porto Alegre. O procedimento é necessário para todos os alunos que estejam regularmente matriculados nas Escolas, com atendimento em jornada integral ou parcial. Pais e responsáveis devem ficar atentos, pois o processo de rematrícula não é automático e é obrigatório o pedido de continuidade na rede de ensino. A não participação no processo de rematrícula terá como consequência a perda da garantia de vaga na mesma escola em que o aluno se encontra matriculado em 2022. Esse procedimento é válido para alunos matriculados em Escolas Municipais de Educação Infantil e Jardins de Praça, Escolas Comunitárias de Educação Infantil, além de EMEFs, EMEB e Escolas de Ensino Básico, Fundamental e Médio, Escolas de Educação Especial e Escolas Comunitárias de Educação Básica. A rematrícula é gratuita, sendo vedada a cobrança de taxas, mensalidades e/ou contribuições de qualquer natureza.

A Polícia Civil cumpre 39 mandados de prisão em sete cidades gaúchas, nesta quinta-feira, como parte de mais uma operação contra o golpe dos nudes. O crime ocorre quando um criminoso se passa por uma adolescente e mantém contato com homens mais velhos para trocar imagens íntimas. Depois, o golpista simula que os pais da jovem descobriram a conversa e começa uma chantagem exigindo dinheiro para que não haja exposição do caso. Desta vez, as vítimas são do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas há suspeita de atuação em outros Estados. A operação de hoje é realizada em Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Porto Alegre, Xangri-lá e Lajeado. Os nomes dos presos não foram divulgados. Os criminosos seriam liderados por pessoas que cumprem pena. Na investigação, foram identificadas várias contas bancárias utilizadas pelos criminosos. A Polícia Civil cumpriu nesta quinta-feira 39 mandados de bloqueio judicial de contas. Entre janeiro e abril de 2021, houve uma movimentação nestas contas de R$ 2,5 milhões, mas a estimativa é de que o valor seja muito maior. Ao todo, 240 agentes participam da operação. A ação é coordenada pela Delegacia de Esteio que, em um ano, já fez três operações desta espécie.

A EPTC, a Polícia Civil e a Brigada Militar realizaram, na noite desta quarta-feira, uma operação para combater o transporte clandestino no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Três veículos foram apreendidos em um total de 30 fiscalizações. Os motoristas estavam fazendo transporte irregular. Os carros estavam identificados como sendo de transporte por aplicativo, mas não tinham, assim como os motoristas, cadastro no sistema das empresas.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV será retomada na sexta-feira. Ela será veiculada nas emissoras que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administrados pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as Assembleias Legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal ou as câmaras municipais. A propaganda será veiculada até o dia 28 de outubro, dois dias antes da votação. O tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos. Os candidatos têm 25 minutos de inserções por cargo, de segunda-feira a domingo, para veicular peças de 30 a 60 segundos ao longo da programação.

Um ciclone extratropical atinge o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Existe o risco de temporal pelo Estado com volumes elevados, especialmente na faixa central, pontos da Campanha e entre o Noroeste e Norte gaúcho. A quinta começou com o tempo instável no Estado. Áreas de instabilidade provocam chuva por todo o Rio Grande do Sul desde a madrugada. As chuvas se espalham para o restante do estado e seguem constantes ao longo do dia. Além disso, rajadas de vento, entre 60 e 100 km/h, atingem vários pontos do Estado. Em Porto Alegre e Canoas, o tempo fica nublado com previsão de pancadas de chuva e risco de ventania, com máxima de 22°C. A tendência é que na sexta-feira o tempo volte a ficar firme.