Ouça no Meio-Dia: o resultado das eleições e mais notícias desta segunda

Os resultados do primeiro turno das eleições gerais de 2022 e mais notícias desta segunda-feira (3)

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O domingo teve as primeiras definições para as eleições de 2022 no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil. Para o cargo de presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, se habilitaram para disputar o segundo turno. O petista terminou a apuração com 48% dos votos e Bolsonaro com 43. Para o cargo de governador do Rio Grande do Sul, a disputa para quem enfrentaria Onyx Lorenzoni, do PL, no segundo turno, foi acirrada até os últimos momentos. No fim, Eduardo Leite ficou em segundo lugar, com 26%, pouco mais de 2 mil votos a frente de Edegar Pretto, do PT, que ficou em terceiro. Onyx liderou a apuração com 37% dos votos. A disputa do segundo turno está marcada para o dia 30 de outubro.

Para Senador, Hamilton Mourão, do Republicanos, foi eleito com 44% dos votos. Em seguida vieram Olívio Dutra, do PT, com 37%, e Ana Amélia Lemos, com 16.

Também foi confirmada a nova bancada do Rio Grande do Sul na Câmara dos Deputados. Ao todo, 31 parlamentares foram escolhidos pelo eleitor gaúcho. A maior bancada é a da Federação PT/PCdoB/PV, com 7 vagas. Depois vem o PL, com 4. Em seguida, Republicanos, MDB, PP e Federação PSDB/Cidadania, com 3 vagas. O PDT obteve 2 vagas. Novo, Federação PSOL/Rede, Podemos, PSD e PSB terão uma vaga.

Já para a Assembleia Legislativa, 55 deputados estaduais foram eleitos. Os dois mais votados, os únicos a ultrapassarem a marca de 100 mil votos, foram Gustavo Victorino, do Republicanos, com 113 mil votos, seguido de Luciana Genro, da Federação PSOL/REDE, com 111 mil votos.

No domingo pela manhã, uma colisão frontal entre dois veículos causou a morte de cinco pessoas na BR-285, em Santa Bárbara do Sul, na Região Norte do Estado. A colisão envolveu um Clio, de Caxias do Sul, e um Jeep Renegade, de Santa Bárbara do Sul. Todas as pessoas que vieram a óbito estavam no Clio. Entre as vítimas fatais estavam quatro adultos, entre eles dois homens e duas mulheres, além de uma criança. O motorista da SUV teve ferimentos. Ele foi socorrido pela Equipe do Samu, encaminhado a um hospital, mas já sem risco de morte.

A semana começa com o tempo firme no Rio Grande do Sul. A segunda-feira iniciou com um pouco de frio em território gaúcho. Porém, ao logo do dia, a temperatura fica amena no Estado. Em Porto Alegre e Esteio, o tempo fica firme e com poucas nuvens nesta segunda, com máxima de 23°C. Além disso, segundo a previsão, entre hoje e quarta-feira, o ingresso de uma massa de ar seco e frio vai afastar a nebulosidade e provocará ligeiro declínio das temperaturas, com possibilidade pequena de geada isolada no Estado. A previsão também aponta rajadas de vento em algumas regiões, principalmente no Litoral e no Norte do Rio Grande do Sul.