Petrobras anuncia redução no preço do gás natural

Segundo a Petrobras, os novos valores do gás natural serão atualizados em 1º de novembro e vigoram até janeiro de 2023.

Compartilhe:

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (10) que o preço praticado na comercialização do gás natural com as distribuidoras sofrerá uma redução média de 5%.

Segundo a estatal, os novos valores serão atualizados em 1º de novembro e vigoram até janeiro de 2023. O reajuste final repassado ao consumidor é incerto, já que outros fatores exercem influência sobre o mercado como as margens de lucro das distribuidoras e dos postos de revenda e os tributos federais e estaduais.

De acordo com a Petrobras, a redução respeita contratos acordados com as distribuidoras. A companhia também informou que, no último trimestre, o petróleo teve queda 11,5% e o câmbio sofreu uma depreciação de 6,5%.

A estatal disse ainda que pratica uma atualização trimestral no preço do gás natural para atenuar volatilidades momentâneas e aliviar o impacto de oscilações bruscas e pontuais no mercado externo, assegurando maior previsibilidade.

A medida deverá beneficiar principalmente moradores que consomem gás natural canalizado e motoristas com carros que utilizam Gás Natural Veicular (GNV).

Setores da indústria que usam o gás natural como fonte de energia também são favorecidos. Isso ocorre, por exemplo, na produção química, metalúrgica, farmacêutica e têxtil.


Compartilhe: